vocês acham que existem distribuições linux demais? [RESOLVIDO]

1. vocês acham que existem distribuições linux demais? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 17/05/2010 - 21:51h

Leiam esse excelente artigo:

http://guilhermemac.blogspot.com/2010/04/por-que-o-excesso-de-distribuicoes.html

Tirem suas conclusões, e postem os comentários tão aguardados nos fins de noite.

Obs: a raiz do mal da "crise de distro" pode estar aí.

fonte:
http://br-linux.org/2010/excesso-de-distribuicoes-o-paradoxo-da-escolha/


  


2. Re: vocês acham que existem distribuições linux demais? [RESOLVIDO]

FHCS (P1R4T3)
L!N5X

(usa Debian)

Enviado em 17/05/2010 - 22:49h

"Corda bamba!!!" Acho que quanto mais variedades, melhor o conceito de qualidade. Pois lhe permitirá andar pelas vertentes do sistema até que se adeque a uma única solução, e quando está suposta solução, estiver defasada, poderiamos aprimora-lá ou ir para próxima vertente, e assim entrariamos em loop constante sem sequer perceber.

Assim tbm somos nós, a todo instante estamos conhecendo novas pessoas, regras, possibilidades e daí escolhemos se queremos seguir no mesmo caminho ou tentar outro rumo, nem sempre fazemos as escolhas certas,mas o bom mesmo e tentar e não se arrepender por ter aprendido, pois conhecimento não prejudica ninguém, faz somente nos enriquecer.

Afinal, desde quando surgiu o mundo estamos em constantes transformações e evoluções. Esse é um mundo opensource, seja livre, o que for ruim para vc descarte e comece um novo rumo...


3. Re: vocês acham que existem distribuições linux demais? [RESOLVIDO]

Denilson Pereira
Denilson-Pereira

(usa Debian)

Enviado em 17/05/2010 - 23:17h

lol, concordo com o KC4R3H nisso.

Citação:

"Corda bamba!!!" Acho que quanto mais variedades, melhor o conceito de qualidade. Pois lhe permitirá andar pelas vertentes do sistema até que se adeque a uma única solução, e quando está suposta solução, estiver defasada, poderiamos aprimora-lá ou ir para próxima vertente, e assim entrariamos em loop constante sem sequer perceber.

Assim tbm somos nós, a todo instante estamos conhecendo novas pessoas, regras, possibilidades e daí escolhemos se queremos seguir no mesmo caminho ou tentar outro rumo, nem sempre fazemos as escolhas certas,mas o bom mesmo e tentar e não se arrepender por ter aprendido, pois conhecimento não prejudica ninguém, faz somente nos enriquecer.

Afinal, desde quando surgiu o mundo estamos em constantes transformações e evoluções. Esse é um mundo opensource, seja livre, o que for ruim para vc descarte e comece um novo rumo...


4. Há Controvérsias

alvin
ipi

(usa Lubuntu)

Enviado em 18/05/2010 - 01:12h

[(distribuições de público específico não haveria necessidade). O ideal seria as distribuições derivadas de outras derivadas, e assim por diante, não existirem, pelo bem e futuro das outras e para o benefício do consumidor final.]

Com base no recorte, entendo como uma visão estritamente baseada na cultura MsWindows de ver o mundo / as coisas. Pois bem. Acho a liberdade de se fazer o q se quer e quantas vezes, uma das melhores partes do Planeta Linux, é algo inerente ao Software Livre - alguém no fundo do seu quintal quer da sua cara a alguma coisa q já existe, e de repente o primo gosta e pega uma cópia, o vizinho gosta, o amigo do amigo gosta e ctrl+c, e por ai vai. O Mint ou o Big por mais Ubuntu q sejam não tiram a essência do Debian.
E outra coisa, gostaria de salientar que existem menos Distros q imagina-se, pois, uma distribuição deve contemplar toda a GLP2 – o q implica uma série de exigências que não são adotadas por grande parte do q chamamos ou pensamos ser Distros, quando na realidade seriam apenas customizações.
É tudo tão livre q nem os desenvolvedores/customizadores tem o cuidado de destrincharem.


Acredito sim q ha questões a serem levantadas, como por exemplo, se todo este contingente de desenvolvedores (programadores/customizadores) estivessem trabalhando num projeto maior certamente o rendimento final seria melhor e mais seguro (diga-se vida longa).

Não sei qual o método adotado pelo cientista, mas, tem algo que ele não levou em consideração – o sentimento, ele fala de satisfação como se fosse algo puramente pragmático. O sujeito, por mais prostituto que seja, por mais inquieto q seja o espirito, um dia se apaixonará, e a intensidade deste caso pode estar diretamente ligada à liberdade q teve para conhecer e experimentar o q lhe foi oportuno. E a monogamia não é obrigatória, o coração é grande.

Particularmente, o que mais me preocupa é o cara se apaixonar por uma Distro/customização e um dia ela morrer.
Mas, enfim, tudo é efêmero - sempre foi - não importa o tempo q dure, e tudo se transforma. De toda forma o projeto pai ta sendo direta ou indiretamente atingido pq o conhecimento só se amplia.



5. Re: vocês acham que existem distribuições linux demais? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 18/05/2010 - 23:16h

galera, bem enriquecedor o que vocês comentaram, fiz um apanhado geral que segue abaixo:


""" O ideal seria as distribuições derivadas de outras derivadas, e assim por diante, não existirem, pelo bem e futuro das outras e para o benefício do consumidor final (ipi)

No meu entender, SEM DESMERECER O TRABALHO ALHEIO, existe distribuições demais. O principal não são quantas mas no que diferem uma da outra? Vamos pegar todas as distros derivadas do debian. Quantas realmente têm algum diferencial que justifiquem sua existência?. Imaginemos que existam umas 200. Destas, apenas 10 têm algo diferente que justifique sua criação. Então, para que as outras 190? (acvsilva)

Assim tbm somos nós, a todo instante estamos conhecendo novas pessoas, regras, possibilidades e daí escolhemos se queremos seguir no mesmo caminho ou tentar outro rumo, nem sempre fazemos as escolhas certas,mas o bom mesmo e tentar e não se arrepender por ter aprendido, pois conhecimento não prejudica ninguém, faz somente nos enriquecer. (KC4R3H)

Acho a liberdade de se fazer o q se quer e quantas vezes, uma das melhores partes do Planeta Linux, é algo inerente ao Software Livre - alguém no fundo do seu quintal quer da sua cara a alguma coisa q já existe, e de repente o primo gosta e pega uma cópia, o vizinho gosta, o amigo do amigo gosta e ctrl+c, e por ai vai. O Mint ou o Big por mais Ubuntu q sejam não tiram a essência do Debian. (ipi)

Afinal, desde quando surgiu o mundo estamos em constantes transformações e evoluções. Esse é um mundo opensource, seja livre, o que for ruim para vc descarte e comece um novo rumo... (KC4R3H)

Acredito sim q ha questões a serem levantadas, como por exemplo, se todo este contingente de desenvolvedores (programadores/customizadores) estivessem trabalhando num projeto maior certamente o rendimento final seria melhor e mais seguro (diga-se vida longa). (ipi)

Quem cria distro sem nenhum diferencial poderia juntar-se a um projeto realmente interessante, aumentando a sinergia... (acvsilva)

Particularmente, o que mais me preocupa é o cara se apaixonar por uma Distro/customização e um dia ela morrer. (ipi)

Já tive vontade de usar distribuições comunitárias mas sempre desisto, pois não passam das primeiras versões. Sempre tem o problema da "falta de tempo", "outros afazeres" etc. (acvsilva)

Mas, enfim, tudo é efêmero - sempre foi - não importa o tempo q dure, e tudo se transforma. De toda forma o projeto pai ta sendo direta ou indiretamente atingido pq o conhecimento só se amplia. (ipi) """


- Concordo com quem diz que há distros demais, por exemplo na minha opinião das Debian-based que se destacam cito: Ubuntu, Mint, sidux e os não tão conhecidos SimplyMEPIS e CrunchBang (agora baseado no Debian, não mais no Ubuntu).

- Concordo também com quem diz que conhecimento nunca é demais, mas a respeito da vasta oferta de distribuições, acho pura perda de tempo testar a grande maioria delas. Cada criador/desenvolvedor dessas também tem seus méritos, grande parte dele vindo da liberdade que usufruímos nessas paragens.

- Apesar de não ser meu preferido, vejo o Ubuntu como uma boa distro. Já pregaram que o Ubuntu iria enterrar o Debian, e acho que aconteceu justamente o contrário, vejo da seguinte forma, devido as facilidades que o Ubuntu oferece, a tendência é que ele abocanhe uma grande parte dos novos usuários, ao passo que quando esses usuários passarem a entender um pouco do funcionamento da distro, de seu gerenciamento de pacotes, e tal, uma boa parte desses passaram para o Debian ou outra distro mais avançada.

Para mim o maior mérito do Ubuntu, foi fazer o Debian trabalhar mais acelerado, a atual versão Testing do Debian e sua próxima versão Estável já trabalha com aplicativos bem mais atuais.

- Alguém aí lembra do Knoppix e do Kanotix, talvez se os desenvolvedores das duas distros tivessem unido forças ao invés de duas mini-distros, teríamos uma única e sólida distribuição.

- Uma coisa ruim é justamente o usuário ficar preso a uma distro, vejam o caso do Kurumin, aqui no VOL são vários posts acerca de uma distribuição bastante desatualizada. Seus usuários relutam em trocá-la por uma distro mais recente, ficam aguardando que ocorra o último canto do cisne. Me faz lembra a Alegoria da Caverna de Platão "E se o forçarem a fixar a luz, os seus olhos não ficarão magoados? Não desviará ele a vista para voltar às coisas que pode fitar e não acreditará que estas são realmente mais distintas do que as que se lhe mostram?"

* A expressão o canto do cisne é utilizada para classificar os últimos grandes momentos de alguém. Isto porque durante muito tempo acreditou-se, erradamente, que os cisnes entoavam o mais belo som produzido à face da Terra imediatamente antes de morrerem.

* http://pt.wikipedia.org/wiki/Mito_da_caverna


6. Re: vocês acham que existem distribuições linux demais? [RESOLVIDO]

Luciano Barbosa Marques
lucianomarques1

(usa Ubuntu)

Enviado em 18/05/2010 - 23:30h

Gente é muita distro, eu mesmo já vi aqui no VOL, um iniciante perguntando algo sobre uma distro X que eu mais uns 3 ou 4 nem conhecia-mos.

Tivemos que pesquisar no Google para poder ajudar o cidadão. É bom pelo lado da questão da escolha, mas daqui à pouco até mesmo para ajudar vai ficar difícil.

[ ]'s

Luciano.


7. Re: vocês acham que existem distribuições linux demais? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 18/05/2010 - 23:36h

colega luciano marques, nesses casos, eu não acho errado recomendar uma distro mais fácil para o iniciante. À menos é claro que ele não possa escolher, tipo, se é uma distro específica do seu trabalho.

Recomendar uma distro mais fácil, é melhor para o iniciante e para nós tb.

abraço


8. vocês acham que existem distribuições linux demais?

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/05/2010 - 13:58h

O artigo citado refer-se ao trabalho de um tal Schwartz sobre os que buscam satisfação e os que querem maximizar. Isso não é abobrinha e tem muitos fundamentos. Mais antigo está o trabalho de Eric Fromm "Escape from Freedom".
Ess floresta de distros não ajuda nada, confunde. Você pode procurar a melhor distro ou uma que o satisfaça. Mais além, essa floresta coloca infinitas variações sobre coisas que deveriam ser padronizadas, significa que forçam a barra para fazer diferente o que não tem importância nem objetivo e muito menos resultado diferenciado. Esse tipo de diferença é remo torto.
Na prática quem considera mais de três opções precisa fazer psicoterapia para saber o que quer.
Ninguém conseguem multiplexar infinitos parâmetros. Quem tentar fazer isso vai se confundir.
Normalmente os maximizadores tem mentalidade de jogador. Depois de certo tempo já não se importam mais com os resultado, vivem pela emoção do jogo, mesmo os ganhadores. (são os distro rollers ou algo assim).
Há quem os ame e quem os deteste. Os que buscam satisfação são muito discretos, não fazem alarde de nada, e não se preocupam em aparentar racionalidade na escolha. A maioria de usuários é do tipo que busca satisfação, pois considera o assunto informática demasiadamente complexo para mergulhar em uma análise mais profunda.(Tipo perda de tempo com coisa de maluco).
Para esse usuário a floresta de distros é coisa de maluco, o Windows parece algo razoável, prático, que todos usam e por isso parece ser fácil de usar. Trata-se de uma coisa trivial que funciona e não esquenta a cabeça, como a torneira de casa, ou o botão de acender a luz.
Sabemos que isso é um reducionismo, mas nem todos estão afim de maximizar uma coisa subjetiva como satisfação.
É isso que o distros como o Ubuntu tentam vender: Uma imagem de simplicidade e segurança psicológica, sem abrir o tal de iptables e configurar IP´s mais uns deamons e outros espíritos.
Sugestão aos profissionais de informática, plagiando a qualidade:
Conheça o (biruta do) seu cliente.


9. Re: vocês acham que existem distribuições linux demais? [RESOLVIDO]

Rodrigo Chaves
stilldre

(usa Funtoo)

Enviado em 19/05/2010 - 14:16h

Como provavelmente ninguém vai poder te impedir de fazer sua própria distro, creio que isso não vai acabar... a quantidade de distros só vai aumentar mais e mais...


10. Re: vocês acham que existem distribuições linux demais? [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 19/05/2010 - 14:36h

Discuti isso aqui no VOL, anteriormente.
Minha posição é parecida com a do Ipi.
Precisam existir distros para usuários finais, mas precisam existir distros experimentais, avançadas etc...
Linux é código livre, é pesquisa, é desenvolvimento...
distros surgirão e acabarão, e nesse processo, tecnologia nova é desnvolvida!
linux é legal pq centenas de programadores escerevem coisas para ele todo dia!
no Mundo todo, e cada um gosta de uma coisa, porisso tem escolha livre!

se todo o mundo usasse Ubuntu, Ubuntu viraria... um windows...só para usuário final!

se todos usassem ubuntu e apt-get, o que seria de Mandriva, de Fedora, de openSUSE e outros Red-Hat like fabulosos e de grande qualidade, que usam RPM, Yast, URPMI?

o que seria de Gentoo, Funtoo e o Portage? E seus desnvolvedores e progamadores, que todo dia fazem aplicativos para ele, porque gostam?

o que seria de Sabayon e seu Entropy, que está sendo usado em outros gentoo like, como o vidalinux e o toorox?

a crise de distro, o usuario não sabe o que usar? olha, acho são poucas pessoas que tem...

usuario final só usa uma e o avançado, muitas vezes gosta de várias e de testar...
eu, quando comecei a usar linux, testei umas 40 ou 50, inclusive Slackware. Hoje tenho predileção por Gentoo e Gentoo Like, mas também gosto de Mandriva e openSUSE.

ter uma distro, 5 distros, poucas distros enfim, é bom para usuário final, para espalhar o linux no mundo, mas "mata" o Linux Pesquisa, O Linux Ciência e Tecnologia...
O Linux geração de conhecimento, novos pacotes, novas versões...., e deixaria tristes seus desenvolvedores e usuários...

Há distros muito iguais,repetitivas, mas há boas iniciativas também, inclusive facilitando o uso e o conhecimento da distro de origem..
Ex, o Succi é um bom Puppy facilitado. O Pqui é um novo Slackaware fácil, novas pessoas conhecerão slackware oa usar o Pqui.



11. Re: vocês acham que existem distribuições linux demais? [RESOLVIDO]

alvin
ipi

(usa Lubuntu)

Enviado em 27/05/2010 - 01:29h

é isso ai Neto - pesquisa, experimento, avanço, comunidade e particularidade juntos é a essência do SL, a dicotomia perfeita.


12. Re: vocês acham que existem distribuições linux demais? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/05/2010 - 10:58h

Ah, Edps você postou uma opinião de que não tinha 'crise de distro' e agora está com sintomas dela (rs).

Cuidado meu amigo!

(Fica quieto, já baixei o biglinux, o kubuntu e já tô indo pro debian)






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts