albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 13/04/2013 - 13:05h
Normalmente, não são problemas eletrônicos, físicos, mas sim erros do sistema de arquivos.
isso ocorre pq os fabricantes de pendrives insistem em formatá-los usando sistemas de arquivos obsoletos, que não servem para arquivos grandes, multimidia etc...
São formatos vfat e fat32. Não sei porque, ainda insistem e os pendrives vem nesse formato.
Faça o seguinte, pegue um Cd de boot do Gparted, exemplo, o Gparted Live CD ou o excelente Parted Magic.
Coloque esse CD no drive, espete o pen e resete o micro. vc vai dar boot com o Gparted e o pendrive será "enxergado" como se fosse um mini HD, e desmontado.
Nesse Gparted, apague, delete todas as partições.
Agora o truque, não use fat32! se for usar o pen só no Windows, formate todo em NTFS, se for usar em Linux, formate todo em formato Linux (eu uso ext4, reiserfs ou xfs, mas outros formatos linux funcionam).
Se for usar em windows e em linux, formate ex. duas partições, 4 Giga cada, uma em NTFS e a outra em ext4.
Se vc for usar nos dois, mas para mídia, vídeos, musicas, lembre que NTFS é lido em Win e em Linux, mas o contrário não! Win não vê partição windows!
Lembrete. Se vc tiver uma partição para linux, tipo uma ext4 e "espetar" esse pendrive no windows, ele windows, vai te dizer que seu pendrive tem "erros"! Isso pq Windows não serve nem para enxergar partição Linux! rsrsrs vai aparecer uma mendagem para vc corrigir o pendrive. NÂO DEVE CORRIGIR,usa a opção continuar sem corrigir. Se corrigir, destrói a "parte" Linux do pen.