ebrael
(usa openSUSE)
Enviado em 09/11/2015 - 13:35h
Boa tarde!
Instalei o openSUSE Leap 42.1 KDE no meu notebook. CCE Win amd64, 8 GB de RAM. Joguei uma iso do Ubuntu Gnome 15.10 (+/- 1,1 GB) num pendrive de 8 GB. Blz. Só que, ao carregar ele no boot, fica em tela preta um tempão (fiquei até 20 minutos esperando carregar) e nada.
Comecei a testar outras alternativas. Joguei a iso também em um DVD-RW de 4,7 GB. Gravei no K3b (que diga-se, é o melhor burner que eu já testei). Ótimo. Não carregou também, mesmo problema.
O Boot tá devidamente configurado na BIOS para carregar o pendrive e o DVD ANTES do openSuSE. Todos os dois dispositivos são detectados normalmente no Dolphin, sem problemas com isso.
Aí fui e testei os dois (pendrive e DVD) no boot do notebook da minha mulher. Carregou instantaneamente, deu até inveja. Aí pensei: será que o problema é com o número de entradas na memória do Boot? ]
Meu notebook, fora os dispositivos de praxe que vêm com a máquina, tem as entradas antigas ainda do Windows (Windows Boot Manager) e do Ubuntu (que eu tinha com Unity antes).
Será que trava, tá lento ou a memória tá cheia? Pois o notebook da minha mulher só tem as entradas de dispositivo (USB, DVD, FDD, etc.) e do Windows antigo dela. Se for isso, peço ajuda sobre como limpar a memória do boot e retirar aqueles registros antigos.
Ou, sei lá, alguma outra luz... Chego à noite do trabalho, só poderei verificar o notebook logo mais.