ricardogroetaers
(usa Linux Mint)
Enviado em 30/09/2020 - 04:42h
doomload escreveu: .... eu tenho em minha máquina dois HDs, um do ubuntu e outro para guardar arquivos. Nesse que eu uso para guardar arquivos de rótulo HD2, eu criei alguns marcadores no nautilus, porque a minha intenção é ao abrir o nautilus clicar diretamente no marcador para ir até a pasta que esta no HD2. Mas quando eu inicio o ubuntu, se eu abro o nautilus e clico no marcador ele me da uma mensagem dizendo que não foi possível encontrar o arquivo. ...
.... será que alguém tem alguma ideia do que fazer para os marcadores funcionarem sempre ao iniciar?
Não conheço o Gerenciador de Arquivos Nautilus nem sei o que é marcador.
Presumo ser, o marcador, uma espécie de "atalho", "lançador", "ligação" ou assemelhado.
Verifique se o "marcador" é, de fato, o tipo de "lançador" adequado para o alvo pretendido e se o Nautilus, trata disso automaticamente.
No Windows, por exemplo, "atalho" é um termo genérico. Dependendo do tipo de alvo, cada atalho é de um tipo diferente (.link, .pif, ...).
No Linux (Mint) ocorre algo parecido. Embora a extensão do "lançador" seja sempre a mesma (.desktop), o tipo de "lançador" é diferente (lançador, url, ligação, ...), variando com o tipo de alvo e com o modo de operação de cada Gerenciador de Arquivos e provavelmente com cada Ambiente de Trabalho.
O primeiro passo sugerido, se possível, seria verificar se o caminho até o "alvo" está corretamente designado no "marcador".
Presumo haver alguma maneira de editá-lo.
O caminho até o "alvo" deve ser o caminho real
(passando pelo ponto de montagem do sistema de arquivos (volume) em questão, que não pode variar a cada inicialização ou montagem manual ou automática) e não simplesmente um caminho "simbólico".
A figura mostra um exemplo, no Mint Xfce, de uma "ligação" com a pasta "Meus documentos" do Windows.
https://i.imgur.com/SEwR9wK.png
Voce declara que:
"Nesse que eu uso para guardar arquivos de rótulo HD2, eu criei alguns marcadores no nautilus ......"
"Mas quando eu inicio o ubuntu, se eu abro o nautilus e clico no marcador ele me da uma mensagem dizendo que não foi possível encontrar o arquivo."
"Aí eu tenho que fazer o seguinte, ir em Outros Locais e entrar em HD2, só aí os marcadores começam a funcionar."
Isso
sugere que o sistema de arquivos (volume), que contem os alvos dos marcadores, pode não estar sendo montado na inicialização, sendo montado automaticamente pelo Gerenciador de Arquivos ao ser acessado pelo "atalho" "Outros Locais".
Sugiro uma certa atenção com Gerenciadores de Arquivos que possuem uma interface confusa.
Voce pode não estar posicionado, de fato, no local onde o Gerenciador de Arquivos diz que voce está.
Voce pode estar no "atalho" do "atalho" do "atalho" ....... e não no local real.
Sugiro, se existir como fazê-lo e se desejar, configurar o seu Gerenciador de Arquivos de forma que sua interface exiba as coisas da forma mais real e clara possível.