meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 28/10/2009 - 09:04h
Já respondi a sua msg por eMail, conforme o conteúdo abaixo:
Tadeu,
Da mesma forma que o Windows, se você usar o particionamento automático, sem definir onde deve ser instalado o raiz da nova distro sendo instalada, em qual partição instalar o /home, se estas partições devem ser formatadas ou não, em que sistema de arquivos devem ser formatadas, ou seja uma instalação automática, o instalador, simplesmente ignora tudo aquilo que estiver no HD e manda a distro por cima.
No Windows é a mesma coisa. Se você não tiver o cuidado de antes preparar o terreno e definir um novo particionamento para o HD, para dispor de espaço, por exemplo para manter seus dados separados do SO (Sistema Operacional), ele simplesmente vai lá e usa o HD inteiro.
Quanto a instalação do GRUB, definitivamente o mesmo é o gerenciador padrão de inicialização do Linux Mint 7. Haverá que ter cuidado para que na etapa de instalação do mesmo, esta seja feita no MBR (Master Boot Record), que são as primeiras trilhas do HD.
Normalmente isto ocorre depois que o próprio GRUB faz uma varredura do HD inteiro a procura de outros SO instalados.
Deve aparecer uma tela dizendo que os sistemas tais e tais foram encontrados e se esta informação estiver correta, seria seguro seguir adiante e instalar o GRUB. Ai aparece a opção para instalar ou não no MBR.
Tomando estes cuidados, você não deveria encontrar problemas.
Já que você precisa do XP e muito provavelmente de dados anteriores que estão naquela instalação, tome o cuidado de fazer uma boa desfragmentação da partição onde se encontra o XP.
Faça isto de dentro do XP, usando as ferramentas padrão do mesmo, a partir de propriedades do HD, ferramentas, desfragmentação.
Possivelmente você ainda não tenha re-particionado o seu HD para dar espaço ao Linux. Ao chegar nesta etapa do processo de instalação, quando é oferecida a alternativa de particionamento automático, opte pelo particionamento manual. encolha a partição atual do XP para deixar o espaço que você quiser para o Linux, criando depois 3 partições para o mesmo, uma e torno de 6 a 10 GB para o raiz do sistema (/) ou também conhecido como root, outra do tamanho que você achar conveniente para seus dados e configurações (/home) e uma terceira entre 256MB e 2GB para o swap, dependendo de quanto de RAM você tiver. Quanto mais RAM, menos espaço de swap necessário..
Espero ter podido ajudar.
Abraços
2009/10/28 Suporte Viva o Linux <suporte@vivaolinux.com.br>