Arnoold
(usa Solus)
Enviado em 17/03/2020 - 14:13h
pbonfanti escreveu:
No meu serviço eu adoto o linux mint, e como as funções executadas são basicamente as de escritório, é desnecessário para mim instalar coisas que não fazem parte do repositório oficial.
Eu acho que o conceito do flatpak por exemplo serviria mais para portar e desenvolver software comercial para linux, ou jogos por exemplo.
Software mais trivial deveria ser desenvolvido de forma mais consistente com a distribuição, mais integrado, sempre vai haver a questão de
custo/benefício, você não poder ganhar uma coisas sem perder outra.
Sobre systemd , wayland, etc, acredito que algum dia deveria se chegar a uma certa padronização, ter uma infinidade de sistemas executando
funções semelhantes depois de um tempo torna a atividade de suporte semelhante a gerenciar o caos.
E qualquer pessoa que me disser que quer vender um produto ou idéia que resolverá todos meus problemas,
perde minha confiança, pois está se auto-iludindo, ou apenas mentindo.
Atualmente, muitas distros tem diminuído a importância de usar o repositório, principalmente o Ubuntu ou distros mais user-friendly, cujo foco seja facilitar a vida do usuário a qualquer custo. Algumas pessoas já até tiveram a ideia de acabar 100% com os repos, pois segundo eles, "repo é coisa do passado e só serve pra quebrar dependências ou provocar dependency hell", negócio é usar só "flatpak, snap" porque é moderno, é conteinerizado e teoricamente "mais seguro" (sqn) e sempre tem as últimas versões dos apps sem risco que "quebra" da distro (no caso do snap em específico).
Snap e flatpak tem seu uso, concordo, mas acho que estão querendo que eles sejam usados para tudo. Acho um exagero e ninguém fala dos contras. Metem p4u no repositório, mas no snap e flatpak ninguém pode criticar pois se o fizer está sendo contra a modernidade, contra o avanço, fazendo um desserviço aos devs que empacotam nesses formatos.