SamL
(usa XUbuntu)
Enviado em 03/02/2023 - 03:20h
E ai negradinha, tudo só o mie dibuiado?
Depois de passar anos estudando um modo de provocar o estado de flow via jogos de matemática, recentemente (ontem) descobri que é muito mais fácil provocar sem auxílio de jogos.
Pra quem não conhece, o estado de flow (fluxo) é um estado onde a pessoa fica altamente concentrada e passa a ter um desemepnho muito alto na terefa que está fazendo. Por exemplo: vc com certeza deve ter experimentado tal estado, basta lembrar do dia que fez algo e o tempo passou depressa enquanto fazia esse algo, esse é o flow.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxo_(psicologia)
Em 2015, eu encontrei uns estudos sobre flow e games, e na minha cabeça, eu tinha achado um jeito de ensinar gostar de matemática a qualquer pessoa que odeia ela. Acontece que, eu tava errado num ponto: usar games. Usar games pra fazer alguém gostar de matemática é uma tarefa de difícil a impossível e foi isso que encontrei nesses anos pesquisando um jeito de fazer aquilo que eu queria. Porém, dia desses eu pensei: será que não é mais fácil abandonar o uso dos jogos e provocar o flow diretamente? E dito e feito. Peguei um moleque aqui da rua que não gosta de matemática, disse a ele que a gente ia estudar e ele veio saber. como era
No começo, ele tava muito desatento e hiperativo, não se aquietava na cadeira. E ai eu disse: fulano, escolhe aqui pra mim uma conta pra fazer, só escolhe, não tenta resolver, escolhe a que tu sente capaz de resolver. Dai ele olhou, olhou, e disse: é muito difícil pra mim (a conta era como 89 + 1 + 65 + 2 + 55 + 1). Ok, disse eu. Fiz manualmente uma redução nos números e coloquei numa nova expressão números de 0 a 5, algo como 3 + 4 + 5 +2 + 3. E então, ele aceitou fazer tal conta.
Em seguida, eu observei o comportamento dele ao fazer as contas: simplesmente desapareceu o ambiente ao redor dele! Ou seja, estava em estado de flow. Tava tão concentrado que era como se estivesse sozinho.
Ok, feito isso, fui fazer uma nova experiência simples: aumentei a dificuldade numa nova expressão, coloquei números entre 10 e 20, algo como: 11+13+17+10+19
Resultado, enquanto fazia a conta, estava se distraindo facilmente com qualquer coisa do ambiente. Mesmo acertando o resultado final,. ainda assim não estava concentrado suficiente em relação a conta passada.
Então, com isso, estou certo de um modo eficiente de ensino de matemática, sem gerar nenhum tipo de preconceito e ainda ser eficaz no aprendizado. Vc pode pensar: mas foram só dois testes, não dá pra ter certeza! E eu digo: dá sim, porque eu conheço esse moleque e sei o quão difícil é fazer ele se concentrar. Ontem pra testar de vez, eu criei 10 contas de expressão nos naturais sem nenhum sinal de menos (só de mais) e de tamanhos variados, com até 12 termos de 0 a 5. E o que aconteceu foi que, nas 10 contas, o moleque ficou altamente concentrado, inclusive eu deixei de propósito que ele fizesse tudo sozinho pra ver se ele ganhava confiança e funcionou!
Minha meta agora é manter o ritmo nisso e verificar se consigo continuar provocando flow via contas de matemática.
https://nerdki.blogspot.com/ acessa ai, é grátis
Não gostou? O ícone da casinha é serventia do site!