removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 03/05/2021 - 14:40h
enzoromani escreveu:
1- Qual o hardware básico para a instalação ideal do Debian?
Depende. O "ideal", é usar um hardware não muito antigo, mas também não muito novo.
- Se usar um hardware muito antigo (com mais de 10 anos), corre o risco do kernel não identificar os componentes de som, vídeo, e dispositivos de entrada e saída, pois já foram removidos do kernel.
- Se usar um hardware muito novo, pode acontecer o mesmo que usar um hardware muito antigo; o kernel atual do Debian Stable geralmente é um pouco mais antigo em comparação com outras distribuições mais modernas. Por isso, alguns componentes podem não ser reconhecidos pelo fato do driver não estar presente nessa versão do kernel.
Em relação ao
"depende", depende do ambiente de trabalho o qual será instalado. Usar Debian com Xfce não irá exigir muito da máquina, podendo utilizar em máquinas mais antigas, por exemplo.
2- Qual a principal característica que difere o Debian das demais distribuições do Linux?
Estabilidade e confiabilidade; a certeza que o sistema não irá quebrar ao efetuar uma atualização é o que me "prende" no Debian.
3- Quais as vantagens que o Debian possui sobre as outras distribuições do Linux?
Além das citadas acima, a quantidade de pacotes disponíveis nos repositórios é uma boa vantagem sobre as demais. Além disso, é uma das mais antigas distribuições ainda em atividade, sendo a maior distribuição comunitária.
Também é fácil de encontrar suporte, e a maioria das empresas que oferecem softwares para Linux, também oferecem esses mesmos softwares no formato .deb.
Outro ponto que vale ser destacado, é que o Debian só oferece software livre em seu repositório "main"; não há softwares proprietários em uma instalação default do Debian, embora possa adicioná-los após a instalação.
4 - Quais as desvantagens que o Debian possui sobre as outras distribuições do Linux?
Embora não seja inteiramente uma desvantagem, os pacotes (softwares) do Debian são relativamente mais antigos em comparação com os pacotes de outras distribuições.
Porém, isso pode ser facilmente solucionado utilizando repositórios de terceiros, ou contêineres de aplicativos tais como flatpak e snap.
5- Qual o motivo que o levou a se interessar e utilizar o Debian ?
Os mesmos motivos descritos nas respostas das questões
2 e
3.
6- Se você pudesse mudar algo no Debian o que mudaria?
Facilitaria a instalação de firmwares proprietários no instalador do Debian. É muito comum o instalador do Debian não reconhecer o driver wireless do equipamento, por não haver drivers proprietários por default no Debian.
O que eu faria: facilitaria a vida do usuário incluindo também a versão "non-free" da iso na página inicial do Debian, para estes casos em específico.