Funcionalidade do servidores de Emails.

1. Funcionalidade do servidores de Emails.

Fernando Mendonça
fernandowx

(usa CentOS)

Enviado em 05/08/2014 - 20:22h

Olá.
Estou com uma duvida mas antes vou descrever a falha .
Trabalho em uma empresa que presta serviço terceirizado a outras empresa na área de infraestrutura.
Em tenho me deparado com alguns clientes com o seguinte problema:
Os mesmo possui conta de email com domínio de uma empresa local digamos que esse domínio é X, acontece que essas contas estão apresentado falha no envio de email através dos clientes de email ( outlook, etc), param de funcionar sem mais nem menos, quando eu acesso através do webmail os emails são enviados e recebido corretamente. Questionado sobre a falha, com o suporte, da empresa dona do domínio X, os mesmo questionam que a falha é na rede interna que existe algo bloqueando a porta de saída do email no caso a SMTP 587.Acontece que se eu configuro um email de outro domínio (Ex: yahoo) que utilizam as mesmas portas de saída e entra, o email yahoo funciona normalmente, sem falar que são muitos cliente com a mesma falha.
A principio tudo indica que a falha é realmente no servido de email da empresa, mas só para ter certeza venho com a seguinte pergunta:sei que a empresa com domínio X usa servidores linux para armazenar essas contas de email,então a pergunta é:Existe a possibilidade ou algum tipo de erro nos servidores de email linux, digamos que seja o PostFix, que poderia ocasionar essa situação? webmail funcionar normalmente e através dos clientes de email apresentar falha de envio, estando todas as configurações do cliente de email corretas? existe alguma diferença entre o acesso ser feito pelo webmail ou através por exemplo do outlook?, ao meu ver a unica coisa que o outook ira realizar é buscar os emails no servidor e armazenar na maquina local.


  


2. Re: Funcionalidade do servidores de Emails.

Edimar
dimasdaros

(usa Arch Linux)

Enviado em 05/08/2014 - 20:45h

Opa, blz cara?

Não conheço à fundo servidores de email, mas uma vez configurei um, o web estava funcionando perfeitamente, mas os clientes não, o problema era no Dovecot.
Então problema lá pode ser sim.
Um teste bem simples é tentar uma conexão no servidor para ver se ele ao menos responde, tipo um:

telnet x.com.br 587

para ver se ele ao menos está aceitando conexões.
Chegou a testar o email fora da empresa? Que pode ser no firewall que está configurado para liberar porta 587 para endereços específicos, como o do Yahoo, e bloquear os demais.

Qualquer coisa da um grito
abraço


3. Re: Funcionalidade do servidores de Emails.

Fernando Mendonça
fernandowx

(usa CentOS)

Enviado em 05/08/2014 - 23:03h

Obrigado dimasdaros,
Vou realizar esse teste que vc falou. Lá voltou a funcionar, por sinal voltou funcionar sozinho, mas o que eu acho muito estranho é essa questão parar de funcionar e depois voltar sem vc ter feito nada e são lugares diferentes redes diferentes. Abri o tópico por questão de curiosidade mesmo para saber se é possível ocorrer essa falha nos servires de email e também para que eu possa ter argumentos para questionar o suporte deles já que eles se isentam totalmente da responsabilidade apenas pelo fato do webmail está funcionando.
Obrigado, vou esperar mais algumas opiniões a respeito do assunto.







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts