laerciopereira
(usa Debian)
Enviado em 21/09/2013 - 23:50h
Olá, companheiros. Boa noite.
Venho compartilhar com vocês alguns dos questionamentos que tenho me feito ultimamente, referente a criatividade, inovação e a questão do desenvolvimento web X Desktop, afim de solidificar os meus questionamentos com a opinião de vocês e vice-versa.
Quantos de vocês desenvolvem aplicações para linux? Desenvolvem para desktop especificamente? Alguém aqui, além de mim, vê o cenário desktop enfraquecendo? No que tange a sistemas que já são executados localmente a algum tempo, como ERP's e afins, será que o pouco desenvolvimento de aplicações desktop está atrelado a esses sistemas que foram escritos outrora para rodar local?
Ainda existe caminho a ser explorado em relação a programar softwares para desktop?
Alguns dos programas que nós, usuários de linux utilizamos, apesar de atender as nossas necessidades não precisam de empurrãozinho no quesito inovação? como o libreoffice por exemplo, todos os aplicativos dessa suíte são excelentes, mas não falta algo criativo, inovador com relação a usabilidade, interação mais 'sexual' com o usuário? Eu particularmente acho que há algo para se fazer com o libreoffice, utilizando-se do seu código ou não.
Citando grandes desenvolvedores de antigamente, que fizeram do nosso sistema operacional livre ser isso que é e não vivemos sem, nós podemos notar programas como Emacs, Gimp.....sem contar aqueles que estão na camada mais profunda dos nossos sistemas, que não têm interface; perdemos o interesse por esse tipo de desenvolvimento? Ou hoje em dia a realidade é puramente a internet e 'softwares' que estão disponíveis nela?
Opinem, eu tenho muita vontade de dialogar sobre isso.
Abraços.