GiullioV
(usa Ubuntu)
Enviado em 04/04/2018 - 12:20h
Boa tarde mestres da computação!
Venho por meio deste tópico procurar sanar um dúvida de minha ignorância, pois tenho conhecimento básico.
Onde trabalho possuímos um Servidor com nosso banco de dados conectado via iSCSi em um storage, através de duas HBAs Extreme Gigabit no Servidor estas controladoras se comunicam com um Switch exclusivo para o storage e para server, e do switch são ligadas todas controladoras do storage.
Nós possuímos uma demanda de 610 IOPS quando ligado o servidor como o storage possui 12 discos em RAID 50 com 2 discos como SPARE, ele consegue atender a demanda de 1400 IOPS segundo alguns calculos que fiz... porém, após algumas corrupções que tivemos em nosso banco de dados. Eu cheguei a conclusão que pode ser o STORAGE quem corrompeu o mesmo, devido as seguintes circunstancias... a base fica diretamente no storage, ou seja, o banco de dados esta no volume do storage que esta inicializado em nosso servidor. A informação quando chegada no servidor do banco precisa sair das controladoras ir para o switch entrar no "storage" voltar pelo switch ir para o servidor para depois de ser transmitida para nossa rede. por mais que seja um "trafego livre" pois essa estrutura é exclusividade do storage, não acredito que seja ideal para rodar uma base de dados de mais de 200GB diretamente no mesmo.
RESUMINDO A DUVIDA: SEGURANÇAxDESEMPENHO
Base de dados em uma RAID 50 diretamento no barramento do SERVIDOR DO BANCO de DADOS, com mais discos do que atualmente seria mais ideal do estar diretamento no STORAGE ?
Ou seja, o que é mais interessante 8 ou 10 discos no servidor ou os 12 discos no storage.
segue em anexo o esboço de nosso ambiente atual
e configurações
SERVIDOR de BANCO DE DADOS:
DELL PowerEdge R530 com 2x processadores intel Xeon E5 2640 v3 2.6GHz 192GB RDIMM 2133 MT/S 2 HDs SAS 10k 300GB RAID 1
STORAGE:
HP P2000 FC/iSCSi com 12 discos em raid 50 como dito acima.
S.O:
SUSE Linux Enterprise Server 11 SP4
Fico no aguardo, e obrigado a todos desde já!