Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 15/10/2013 - 11:26h
A solução meio-que já existe e é super-simples de implementar, mas sempre envolverá um certo custo adicional, pois será necessário adquirir pelo menos uma protoboard e um relé - a menos que o interessado seja hobbista de eletrônica e já tenha esse material em sua sucata.
De posse do relé, da protoboard e de alguns resistores e capacitores de baixo custo, e alguma perícia com um ferro de solda, é possível fazer um circuito de controle e paralelamente a isso um programinha super simples, seja em bash, basic, php, java, ou o que for, para enviar um determinado sinal pela porta serial (ou paralela, tanto faz) o qual acionará o relé, o qual por sua vez acionará o tal interruptor.
Como o interruptor estará acionando um dispositivo (no caso uma sirene) ligado à rede de corrente alternada de 127v é evidente que deverá estar isolado
eletricamente do circuito do PC, para que o mesmo não seja danificado (ou literalmente
torrado).
A solução infelizmente não é somente "de software": Tem de ter algum hardware envolvido, e é essa parte que introduzirá obrigatoriamente algum custo, um tanto mais alto que um interruptor comum, mas que não deixa de ser interessante.
Indústrias em geral têm suas sirenes controladas pelo próprio relógio de ponto, uma solução simples e que envolve somente hardware.