stremer
(usa Arch Linux)
Enviado em 16/03/2009 - 19:38h
Algumas dicas:
Nem sempre lentidão na transferência é questão de rede (embora seja na maior parte dos casos). As vezes pode ser que a maquina esteja com muitos processos, muito consumo de memória, muito uso de disco, cpu, etc, e isto reflita na transferência de arquivos.
Eu não sou especialista em administração de servidores (somente administro servidores de desenvolvimento), e portanto não lido com grandes volumes, portanto não sei se há esta formula ai... mas algumas dicas que eu utilizo e pode lhe ser util são:
- Quando reclamarem de lentidão, monitorar:
- o uso de cpu
- o uso de memória e swap
- a quantidade de processos
- a quantidade de conexões de rede abertas
- a quantidade de terminais abertos
- o uso do disco (IO)
Com estes dados poderá chegar a algumas conclusões:
- Se o cpu fica com o uso muito alto, ou você tem problemas de configuração ou o processamento esta sendo insuficiente.
- A mesma coisa para memória.
- Se o problema for com IO, pode ser problemas de configuração ou ainda problemas fisicos no disco (tem alguns softwares que ajudam a identificar tais problemas, mas nem sempre funciona)
- Se tudo estiver tranquilo no servidor, mas a rede tiver lenta, pode ser problema da estrutura da rede. Uma forma facil de testar (se tiver possibilidade de baixar o servidor em um horario de manutenção), é ligar um cabo cross com outro computador e fazer uma cópia utilizando o SCP de um server para outro e ver se não é problema de configuração. Caso a taxa de transf. seja boa, ou é problema com cabeamento/hub/switche ou problema em algum roteador.
Gostaria também de mais dicas!