albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 31/07/2013 - 13:10h
do link, não são pacotes "orfãos',são pacotes instalados em seu sistema, que não serão mais atualizados,pois sairam do entropy,pq sua versões novas não vão mais existir!
um exemplo, o pacote portato,eu tenho instalado, pq uso... ocorre que o portato acabou! não será mais atualizado,pq não mais está sendo desenvolvido, mas se eu usar portato, não devo tirá-lo, senão fico sem!
a mensagem diz:
No sistema existem pacotes que não estão mais disponíveis nos repositórios online.
>> @@ Mesmo que eles sejam normalmente inofensivos, sugere-se (após verificação) que você os remova.
>> @@ Estes são os pacotes que devem ser removidos MANUALMENTE:
pacotes não disponíveis nos repos, não diz nâo usado! Sugere-se que vc os remova, SE NÂO USAR.
Vinicius, vc mesmo tem um exemplo, consolekit não está mais nos repos, se vc tirar consolekit (que seu sistema usa) não conseguirá mais reinstalar, pq ele já pode ter sido tirado dos repos, porisso mantenha os pacotes descontinuados, se seu sistema usa.
Para remoção, das deps que não são necessárias para aquele pacote, mas podem ser para outros, gentoos tem deps cruzadas (cross dependencies). Pacotes orfãos, podem não ser orfãos realmente.
se realmente quer tira-los:
o jeito SEGURO:
# equo libtest
# equo deptest
então, queria saber se tem algum comando que remove todas as dependências, não cruzadas, que ainda estão instaladas no pc. Pcts que estão instalados,mas que não são necessários.
de forma automática.
o antigo comando "equo --prune" que fazia isso foi cancelado, deprecado, pq os usuários usavam para tirar os pacotes "orfãos" e quebravam o sistema.
maneira de tirar os pacotes, "a la Gentoo" (equivalente gentoo do antigo equo --prune) mas é arriscado, porisso execute antes com opção --pretend e verifique quais as deps que vão sair,assim:
$ emerge --depclean -p
# emerge -av --depclean
Outro jeito,para saber se algo orfão, é realmente orfão,instale o pacote "eix" e execute:
$ eix-test-obsolete
ou instale "bleachbit" e remova os pacotes desnecessários com o aplicativo bleachbit.