albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 10/06/2014 - 11:54h
aquelas deps,é pq sua atualização migrou tudo para systemd, e tirou o sysvinit, e já removeu os pacotes. Normal,Sabayon novo é Systemd Oriented.
Nos Gentoos, é arriscado remover arquivos orfãos. Gentoos tem muitas cross dependencies, e arquivos "orfãos" podem não seu verdadeiramente orfãos.Exemplo,se vc usa Compiz e instalou uma biblioteca auxiliar não essencial, tipo sexy-python, o compiz a usará... agora vc tirou o compiz.... se algum outro pacote encontrou a sexy-python e a está usando, ela não será mais removida, se for, isto é se vc tirar os pacotes "orfãos" do compiz, esse outro pacote que usava sexy-python vai quebrar.
isto é , No sabayon e no gentoo,os pacotes cruzam e o sistema se auto-otimiza, um pacote colocado com o aplicativo X,pode ser usado depois por aplicativos Y, Z etc...
tanto que o sabayon, vc verá de tempos em tempos te listará "bibliotecas preservadas" são versões antigas de coisas que pacotes no seu sistema ainda usam, porisso não foram tiradas. Meu exemplo> eu tenho duas versões de protobuf, pq Fusion-Icon (do compiz) requer protobuf antigo, mas chromium requer protobuf novo, então os dois protobufs ficam, em SLOTS diferentes.
se vc realmente quer tirar todos os pacotes 'orfãos', o comando é:
# equo upgrade --deep --purge --configfiles
mas note que --configfiles vai renovar seus arquivos de configuração, --purge tirará pacotes antigos instalados, mas que não estão mais nos repositórios e --purge tirará as dependências "consideradas desnecessárias",
mas aconselhado não é, tem possibilidade de quebra.
de maneira geral, evite as opções --purge e --deep.
Mesmo pq Entropy é regulado por Inteligência Artificial, o que precisar ele deixa, e o que não precisar ele tira, como fez com sysvinit (e o substituiu provável por sysvinit virtual, para manter a compatibilidade) no seu sistema, depois que atualizou.
Sim, Sabayon atualiza muito,podem chegar a ser 700 pacotes por semana. Se não quiser atualizar tanto, simplesmente não rode o atualizador Rigo, nem faça comando "equo u" ou "equo upgrade".
Se quiser tirar arquivos temporários e realmente desnecessários e locales, linguas que não usa etc..., use o pacote BleachBit, que em Sabayon é seguro