philips
(usa Outra)
Enviado em 20/07/2012 - 18:58h
Olá meus caros. Estou recorrendo a comunidade do VOL afim de buscar a solução para um problema que estou enfrentando.
Eu necessito fazer com que o SAMBA gerencie a autenticação dos computadores das dependências da Unidade de Ensino em que trabalho. Até aqui não tem problema, exceto por um detalhe: eu preciso que a autenticação seja feita através de um par de usuário e senha; contudo esses dados estão presentes em um servidor de e-mail externo (do qual eu não tenho acesso). Pensando nisso, eu desenvolvi um script em PYTHON, conforme segue:
::smtp_auth.py
import smtplib
import sys
servidor = '222.222.222.222'
porta = 222
email = sys.argv[1]
senha = sys.argv[2]
server = smtplib.SMTP(servidor,porta)
try:
server.login(email, senha)
print "OK"
except smtplib.SMTPAuthenticationError:
print "ERR"
server.quit()
Sendo a ideia muito simples: ele conecta ao servidor especificado e recebe os dados de acesso através da chamada do programa. Para testar:
python smtp_auth.py usuario@email senha
Obviamente o script ainda precisa ser corrigido, as mensagens OK e ERR foram obtidas através da documentação do SQUID (que permite apontar o programa de autenticação através do arquivo squid.conf). O que eu preciso é fazer com que o SAMBA consiga reconhecer o meu script como sendo o script executado quando receber uma solicitação de autenticação.
Apenas para complementar a informação: a U.E. faz parte de uma rede de ensino estadual e tem "forçado" a usar os endereços de e-mail institucionais fornecidos a todas as pessoas da Unidade. Por isso se faz necessário utilizar esses dados, mas eu também não queria ter que cadastrar diretamente os usuários no sistema, uma vez que ele poderia alterar a senha dele (do e-mail) e isso implicaria em ter que alterar a senha para acessar o sistema também!
Se for necessário outra informação, por favor avisem.
Muito obrigado,
Philips