Olá, galera.
Tenho problemas de permissão em uma montagem smb(cifs) feita pelo fstab.
A minha intenção era que o compartilhamento fosse feito para todos os usuários de um grupo X, que todos os usuários desse grupo tivessem poder total sobre os arquivos e que os "outros usuários", não tivessem permissão nenhuma, ou seja permissão 770 - sendo que na empresa há tanto usuários de Windows como de Linux.
Acessando o servidor de uma máquina Windows e criando um arquivo dentro da pasta compartilhada, a permissão do arquivo/diretório fica configurado da forma como era esperado. O mesmo ocorre se eu acessar o servidor de uma máquina Linux através do endereço smb://192.168.0.1 (dando Ctrl+L no Nautilus/Thunar). Até aí, perfeito. o problema ocorre quando eu acesso o servidor de uma máquina Linux através de uma montagem feita pelo fstab. Ao montar a unidade e criar um arquivo dentro da pasta compartilhada, o arquivo fica com a permissão 640, ao invés de 770.
Segue a configuração do Samba, no SERVIDOR, referente ao compartilhamento:
Segue a sequência de comandos que eu executei no SERVIDOR a fim de que o diretório compartilhado ficasse com as permissões desejadas:
# Para mudar o grupo do diretório e de seus arquivos/sub-diretórios:
chgrp -R grupo /home/compartilhamentos/diretorio
# Para alterar a permissão do diretório e de seus arquivos/sub-diretórios:
chmod -R 770 /home/compartilhamentos/diretorio
# Para que todos os arquivos/diretórios criados dentro do diretório e todos seus sub-diretórios pertençam ao grupo "grupo":
chmod -R g+s /home/compartilhamentos/diretorio
Segue a linha do fstab referente a montagem, da máquina CLIENTE: