joaopauloscopel
(usa Ubuntu)
Enviado em 11/09/2020 - 10:06h
Bom dia,
Se os computadores que os usuários utilizam para conectar-se ao Samba forem com sistema operacional Windows, você pode fazer o seguinte:
1 - Abra o Terminal e digite o comando abaixo:
C:\> net use
Este comando listará todos os compartilhamentos ativos no seu Windows. Abaixo tem um breve exemplo de como será mostrado:
Saída do Comando esperada: C:\> net use
Novas conexões serão lembradas.
Status Local Remoto Rede
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OK I: \\servidor\imagens Rede Microsoft Windows
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Para remover a conexão ativa da estação, você pode utilizar este comando aqui via terminal Windows:
c:\> net use \\servidor\imagens /delete
Este comando te desconecta do Samba. Daí quando você tentar acessar novamente este compartilhamento, aparecerá o pedido de autenticação novamente, ou seja, será necessário efetuar o logon novamente.
#### Como isso pode resolver seu problema:
Com os comandos acima, você pode criar um Script que executa a tarefa de "deletar" todas as conexões ativas do computador a cada vez que o usuário efetuar logoff. Para automatizar esta rotina, você pode utilizar o Agendador de Tarefas do Windows ou criar um programa que identifique quando o usuário efetua o LogOff, e execute o comando para remover as conexões ativas antes.
O próprio Samba possui um comando "deadtime" que efetua o procedimento de desconexão, conforme configuração estabelecida pelo usuário. Entretanto, esta prática não é recomendada pois pode haver o corrompimento de arquivos que estiverem abertos pelos usuários quando a rotina for automaticamente executada do lado do servidor.
Minha sugestão acima também há este risco, entretanto considera-se que ao efetuar o LogOff do computador o funcionário tenha fechado todas as aplicações que estejam abertas, diminuindo o risco de se causar um problema maior.
Outra dica, para executar estas rotinas, recomenda-se criar uma forte rotina de backups de todos os arquivos compartilhados do seu servidor, para que em caso de algum arquivo for corrompido, você não tenha dores de cabeça maiores. Para isso, você pode usar uma ferramenta que faça os backups com controle de versionamento, como o MINIO (https://min.io/). Em resumo, ele funciona muito semelhantemente ao Amazon S3 Storage, e com uma linha de comando você pode automatizar em seu servidor de backup local a sincronização de pastas e arquivos...
Fica a sugestão, espero ter lhe ajudado. Em caso de mais dúvidas, poste aqui que faremos o possível para lhe auxiliar.
Atenciosamente,
"Com grandes poderes vem grandes responsabilidades."