Esquema de particionamento

1. Esquema de particionamento

Anderson Pablo
pseudonimo

(usa Slackware)

Enviado em 22/09/2007 - 16:03h

Gente, estou instalando um servidor slackware... e estou precisando de uma ajuda pra montar o esquema de particionameno.

É basicamente um servidor de HTTP... com um espaço para alguns usuários (aproximadamente 15) criarem páginas pessoais em seu public_html.

Tenho disponíveis 40 GB para isso. Tenho 768 MB de RAM...

alguém poderia sugerir algo (partições, dimensões, ordem das partições e sistemas de arquivos)?? se possível informando o que o sistema armazenaria naquela partição.




  


2. Re: Esquema de particionamento

Jefferson Diego
Diede

(usa Debian)

Enviado em 23/09/2007 - 19:12h

Não que eu seja expert em particionamento, mas, por experiência própria, eu recomendo o seguinte:

Deixa uns 15GB para o sistema (ReiserFS), 512 MB para Swap, e o resto para os arquivos dos usuários, ou seja o HOME (Também em ReisersFS).
Assim, não que eu não goste dos outros sistemas de arquivos (EXT3, XFS, etc), só que com o ReiserFS, já foram vários picos de luz aqui, e até agora nenhum arquivo foi corrompido, por isso eu recomendo ele. Pode ser que o XFS, seja mesmo mais rápido como dizem, mas, daí fica à seu critério.


3. Re: Esquema de particionamento

Anderson Pablo
pseudonimo

(usa Slackware)

Enviado em 24/09/2007 - 17:40h

Como será um servidor web, vi em alguns lugares que o ideal é separar uma partição para /var e até para /var/www. Neste caso como vcs aconselhariam a distribuição do HD?


4. Re: Esquema de particionamento

Jefferson Diego
Diede

(usa Debian)

Enviado em 29/09/2007 - 15:15h

Não entendi a parte de separar o /var e /var/www em partições diferentes, mas neste caso, o que eu considero uma boa idéia é seguir o particionamento que passei acima, deletar o diretório /var/www (logo após a instalação, quando ela ainda está vazia) e criar um link simbólico para que um diretório na mesma partição que o /home seja o /var/www. Por exemplo: você cria um diretório "www" em /home e cria um link simbólico (ln -s /home/www /var/www) para ligar o /var/www à /home/www. É esse "esquema" que eu uso aqui, para não ter que separar tudo em partições diferentes, o que eu não considero tão eficiente...
mas, como eu disse: fica à seu critério.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts