fabio
(usa Debian)
Enviado em 01/08/2007 - 14:58h
Pode ser que você tenha mexido no parâmetro <port> no lugar errado.
Enfim, eis o rascunho de um guia de jabber que estou fazendo. Pegue os arquivos de configuração originais do jabber e siga as instruções abaixo.
Configuração
-------------
Os arquivos de configuração do Jabber ficam em /etc/jabberd. Quando houver dúvidas sobre localização de arquivos do pacote, uma lista de todos eles pode ser obtida através do comando:
# rpm -ql jabber
Note que agora não é preciso preencher o nome do arquivo RPM, uma vez com o pacote instalado no sistema, basta informar o nome-base do mesmo.
Os principais arquivos de configuração são o c2s.xml e o sm.xml, que tratam da comunicação cliente-servidor e gerenciamento de sessão. Adicionalmente temos o router.xml, resolver.xml e s2s.xml, que tratam dos softwares internos de configuração do serviço (roteador, resolvedor de nomes/redes e comunicação servidor para servidor).
Todos os arquivos são ricos em comentários e acabam sendo bem intuitivos de mexer. Tenha cuidado para não deixar tags sem fechar, qualquer erro de desatenção pode comprometer o funcionamento do software.
Vamos começar pelo c2s.xml, abra-o com seu editor de textos preferido, adotarei o VIM neste guia.
# vim /etc/jabberd/c2s.xml
Localize a seção “Local network configuration”, lá mudaremos a tag <id></id> para o nome oficial do servidor Jabber, que neste guia é jabber.dtm.mb.
<id>jabber.dtm.mb</id>
E temos também:
<!-- IP address to bind to (default: 0.0.0.0) -->
<ip>0.0.0.0</ip>
<port>5222</port>
Mais abaixo temos de configurar o método/módulo de armazenamento dos dados do serviço, como por exemplo as contas de usuário. O método escolhido pela DTM até o momento foi o Berkeley DB (arquivos .db), mas também pode-se usar MySQL, PostgreSQL, Oracle, LDAP. Em <authreg> ajuste a tag conforme abaixo:
<!-- Backend module to use -->
<module>db</module>
E mais abaixo temos as tags que configuram este módulo de autenticação, eis as configurações padrão, nem precisa alterar:
<!-- Berkeley DB module configuration -->
<db>
<!-- Directory to store database files under -->
<path>/var/lib/jabberd/db</path>
<!-- Synchronize the database to disk after each write. If you
disable this, database accesses may be faster, but data may
be lost if jabberd crashes. -->
<sync/>
</db>
Agora vamos ao sm.xml (session manager):
# vim /etc/jabberd/sm.xml
Logo no início configurar o <id></id> do servidor, que deve ser o MESMO do c2s.xml:
<id>jabber.dtm.mb</id>
Em <storage>, configurar como serão armazenados os dados de sessão do Jabber:
<driver>db</driver>
Aqui temos a mesma situação, podemos usar MySQL, LDAP e etc. Estamos usando o Berkeley DB.
Mais abaixo temos a seção de ACLs (access control information), lá vamos indicar quais usuários terão permissão para enviar mensagens de broadcast. Localize a tag <acl> e dentro de seus limites adicione o trecho abaixo:
<acl type='broadcast'>
<jid>vanderlan@jabber.dtm.mb</jid>
<jid>eliane@jabber.dtm.mb</jid>
<jid>alline@jabber.dtm.mb</jid>
</acl>
Os demais arquivos XML devem permanecer com suas configurações originais, a menos que você vá executar tarefas mais complexas, tais como comunicação entre 2 servidores Jabber, roteamento avançado de rede e etc.