Erro ao utilizar sarg-reports no Ubuntu 12.04 LTS [RESOLVIDO]

1. Erro ao utilizar sarg-reports no Ubuntu 12.04 LTS [RESOLVIDO]

ernani h. hadres jr
hadres

(usa Debian)

Enviado em 04/12/2014 - 01:08h

Ola pessoal!

Estou configurando um UBUNTU SERVER 12.04 LTS como gateway com 2 placas de rede, servidor dhcp, proxy com Squid3 transparente, bloqueio de facebook com IPTABLES, etc etc... Tudo esta funcionando dentro do esperado exceto o relatório automatizado do SARG, manualmente ele funciona mas pelo crontab não tem jeito.

Verifiquei que dentro das pastas /etc/cron.daily /etc/cron.weekly /etc/cron.monthly foram criados durante a instalação os respectivos arquivos de script do SARG e eu adicionei na pasta /etc/cron.hourly um arquivo ajustado para o sarg-reports today com base nos existentes:
__________________________________________________
#!/bin/sh

if [ -x /usr/sbin/sarg-reports ]; then
/usr/sbin/sarg-reports today
fi
___________________________________________________

mas o relatório não é gerado

Procurei na net e não achei nada detalhado sobre o agendamento usando a estrutura de pastas do crontab (daily..weekly..etc) as menções que vi apenas orientam a colocar o script dentro da pasta e deveria funcionar.

Alguns post falam em adicionar manualmente a tarefa no crontab mas gostaria de saber se algum de vocês consegue rodar os relatórios automatizados pelo padrão de instalação do SARG no cron.








  


2. configuração do sarg-reposrts.conf

ernani h. hadres jr
hadres

(usa Debian)

Enviado em 18/12/2014 - 17:51h

Ola Pessoal!

Procurei na net solução para o meu problema e cheguei a seguinte conclusão...

A grande maioria do pessoal não sabe que o SARG gera relatórios automáticos por padrão com acesso através de uma pagina com links Diário, Semanal, Mensal.

Se observarmos a instalação do SARG veremos que ele já coloca os respectivos scripts corretamente no cron, verifiquei diversos links em fóruns e tutoriais e observei que quase não se comenta este recurso e o pessoal prefere criar um arquivo manualmente e agenda-lo no cron (trabalho desnecessário pois é preciso apenas editar uma linha para tudo funcionar), notei que também não se fala em retirar os agendamentos padrões criados durante a instalação (por isso acredito que a maioria não conheça a opção padrão dos relatórios ) e com isso acaba utilizando recurso de maquina com agendamentos de tarefas que nem sabem que existe ou onde estão suas saídas.

Então fica a dica de algo muito simples que levei um bom tempo pra entender como funciona...heheheh


Alem de configurar o arquivo sarg.conf (explicam isto muito bem em diversos posts por aqui) devemos configurar também o arquivo sarg-reports.conf localizado na mesma pasta, este arquivo por padrão define o diretório de saída dos relatórios para /var/lib/sarg o pessoal altera somente o "output_dir" no sarg.conf e o script para geração dos relatórios Diário, Semanal, Mensal criados durante a instalação utiliza o sarg-reports.

Então edite no arquivo sarg-reports.conf o "HTMLOUT" para o local onde você deseja gerar os relatórios, no meu caso /var/www/sarg , execute o comando sarg-reports today e poderá observar que no caminho especificado foi criada uma pagina HTML com links dos acessos separados por período Diário, Semanal, Mensal.

Este arquivo também pode ter as demais variáveis traduzidas para exibir a pagina inicial dos relatórios em por português...

Grande Abraço a todos!!






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts