Shell Script na base do conta gotas. [RESOLVIDO]

1. Shell Script na base do conta gotas. [RESOLVIDO]

Geraldo Albuquerque
AprendiNoLinux

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/08/2011 - 21:40h

Apresentando meu aprendizado em Shell Script na base do conta gotas.

Não é fácil aprender uma nova forma de escrever sistemas, oops, scripts, oops, programas. O shell do GNU/Linux é uma novidade pra mim. A minha proposta é compartilhar este aprendizado com todos que já sabem, ou querem aprender ou colaborar.

Meu primeiro contado com a programação Shell Script veio com os livros (Shell script profissional do Aurelio Marinho Jargas) e com o livro Programação Shell Linux do Julio Cezar Neves. Não satisfeito, parti em busca de novos horizontes e reencontrei a comunidade vivaolinux.com.br . No passado já tinha entrado lá mas como não era usuário Linux, só acompanhava alguns artigos por curiosidade.

Fui jogado aos leões porque o antigo administrador de rede saiu, escafedeu, e não deixou seu conhecimento na empresa. Não sei como configurar as máquinas, o que faziam os scripts, não tinha documentação, etc…

Como base nestas dificuldades, resolvi arregaçar a manga e partir pra luta rsrs. Desbravar o GNU/Linux e ao mesmo tempo aprender sobre Shell Script.

O próximo passo foi comprar outro livro. Expressões regulares, uma abordagem divertida do Aurélio Marinho Jargas novamente. Site que recomendo a quem quer aprender ou pra quem acha que já sabe. www.aurelio.net

Comecei a perceber que a maioria dos scripts eram feitos de qualquer forma. Não existe um padrão no desenvolvimento. Praticamente 50% são feitos para resolver um problema imediato e ficam anos sendo usados e nada de documentação. Fui buscar conhecimento para tentar recolher os melhores exemplos de padrões dentro dos scripts e tentar criar um manual de padrão para mim e deixar um legado na empresa. A próxima pessoa que entrar deve encontrar o mínimo de documentação e detalhamento das atividades.

Percebendo que o meu ponto fraco era o GNU/Linux por não conhecer nem os comandos básicos, comprei outro livro. Um Guia Prático Linux de comandos, editores e programação Shell. O menino tem 900 páginas, ai como é grande.

Quem está na chuva é pra se molhar, comprei também um Guia de consulta rápida da novatec sobre comandos Linux e um guia de bash também da novatec. Preciso ter acesso rápido aos comandos. Conhecer os comandos, comer comandos. A programação eu vou me virando porque já desenvolvi alguma coisa em php e com acesso a banco de dados mysql. De uma forma ou de outra, vou ter que integrar meus scripts a banco de dados e conversar com sistemas feitos em php de terceiros. Será um desafio e dentro do possível tentarei compartilhar com voces.

Estou com o perfil @AprendinoLinux e @GA_Tux e com o tempo eles irão se diferenciar. Neles quero divulgar os trabalhos e curtir um pouco meu dia a dia. Abandonei e deletei meu perfil do inutilorkut. Estou no facebook, só pra estar. Se usar, vai ser no twitter mesmo.

Estou dando um pouco de trabalho no forum de suporte do vivaolinux, mas até já estou conseguindo responder ou palpitar em alguma coisa. Espero ajudar mais no futuro.

Espero passar aqui os comandos que estou executando com exemplos práticos. Tentarei mostrar o padrão de convenções que estou utilizando. Passarei as minhas dificuldades e soluções. Tentarei divulgar código de terceiros quando estes forem legais e bem escritos. Futuramente poderei até modificar algum código pronto tentando melhorar para a minha necessidade ou para distribuir na comunidade.

Obrigado pela paciência neste que é verdadeiramente a minha apresentação rsrs.

Histórico: ex-futebolista frustado. ex-motoboy free-lance (quase morri rsrs, nunca mais), ex-estagiário de assuntos aleatórios. ex-Windows user. Atual aprendiz de desenvolvedor Shell Script a seu dispor.

GA_Tux

https://shellscriptbr.wordpress.com/about/shell-script-na-base-do-conta-gotas/

Obrigado a todos que tem colaborado no forum para a solução dos problemas que venho colocando. ;)

oops, procurei e não encontrei um lugar pra fazer apresentações além do perfil. Se tem um local, é só avisar que mudo pra lá. Abraços


  


2. Re: Shell Script na base do conta gotas. [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/08/2011 - 22:01h

É legal isso em você, faz tudo organizadinho rsrs

De acordo com o que vejo nos seus posts aqui no VOl, minha impressão é que o seu cérebro trabalha com metainformações extremamente bem elaboradas. Não sei se você tem consciência disso ou se é natural mesmo, mas é bem legal rsrs faz tempo que não encontrava pessoas assim.

Parabens! E boa sorte nessa aventura, só cuidado pra não viciar rsrs


3. Re: Shell Script na base do conta gotas. [RESOLVIDO]

edvaldo
josef

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/08/2011 - 22:08h

metainformações, caracas,,,que é isso??? bom, legal seu post,, boa sorte...


4. Re: Shell Script na base do conta gotas. [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/08/2011 - 23:42h

@josef Olá Josef, bonito nome! só não entendi se é Josef ou Edvaldo rsrs

Bom, metainformações são basicamente informações sobre outras informações rsrs Não sei bem como te explicar de forma que entenda, mas tudo no mundo gira em torno dessas metainformações.

Podemos pegar de exemplo um hd, ele utiliza as metainformações contidas em sua tabela de partições que mostra a localização de cada arquivo no disco, do contrario ele demoraria muito tempo vasculhando o disco inteiro para achar o arquivo.

Nosso cérebro também funciona de forma parecida, mas para entender isso vamos pegar outro exemplo, imaginar uma biblioteca enorme com MILHARES de livros. Como poderíamos achar um livro específico de maneira eficiente? Nós precisaríamos de um índice da biblioteca, onde poderia ter algumas sessões e categorias dividindo e organizando esses livros em padrões reconhecíveis para nós. Pois é, esses livros são os nossos pensamentos e o índice são as metainformações que o nosso cérebro processa para encontrar determinado pensamento flutuando e executa-lo da maneira mas apropriada.

Todas as pessoas tem essa capacidade, mas no mundo urbanizado que vivemos hoje essas metainformações acabam se corroendo ao passar do tempo, dificultando a execução de tarefas cotidianas, tornando o processo complicado, lento e cansativo.

Porque frisei o caso de Geraldo? Porque ele manteve os traços originais de sua consciência tópica, diferente do que acontece comigo por exemplo, hoje eu sei que crio metainformações mistas e inconscientes pela percepção de posibilidades de expansão do ser, o que dificulta bastante as vezes, é como executar processos em paralelo no bash kkk mas isso já é outra história, e outras pessoas também usam de outras formas, mas a maioria nem sabe disso, pois estão no que eu chamo de "piloto-automatico" (não posso dizer de você, pois não lhe conheço rs), é preciso que alguém vá lá e "aperte o botão" pra ela acordar rsrs

Bom, mas se ele realmente não faz idéia disso, o cérebro dele está usando a percepção pré-consciente para elaborar metainformações perfeitas desses paradoxos mentais, o que é extremamente bom, se precisar elaborar algo complexo e trabalhoso, liga correndo pra ele rsrs. Vale frisar que pré-consciente é diferente de inconsciente, cuidado com isso rs.

Bom, vou parar por aqui se não eu me empolgo rsrs

Tentei explicar da maneira mais simples possível, espero que entenda rs


5. Re: Shell Script na base do conta gotas. [RESOLVIDO]

Renato Carneiro Pacheco
renato_pacheco

(usa Debian)

Enviado em 22/08/2011 - 23:48h

Gostaria d dar o meu apoio. Não só vcs, mas tb eu irei aprender muito. Vamos compartilhar!

O q precisar, tamo ae!


6. Treine

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 23/08/2011 - 05:52h

Para programar treine, treine e treine abstração. Se consegues escrever um texto descritivo de alguma tarefa e organizá-lo sequencialmente - analogamente como em uma receita culinária, parabéns você sabe programar. Só precisa conhecer uma linguagem de programação adequada ao problema e o sistema em que o programa rodará.

Tomo a liberdade de afirmar que escrever um algoritmo é escrever uma descrição de uma tarefa para o burrinho "ser" conhecido como computador.

Um programa para mim deve corresponder a apenas uma ação. Tente elaborar um sisteminha que saiba efetuar as operações básicas... Parece algo simples, banal, óbvio demais. Mas imagine como devem ser filtrados os dados de entrada para obter um processamento eficiente e fiel a realidade, por exemplo: tratar divisão por zero, "A" tem que ser sempre menor que "B" na subtração etc. Cada parte - operação matemática em si, filtragem de dado de entrada, saída adequada a entrada e ao resultado etc - deste exemplo é um programa que contribui para o sistema deste exemplo.

Pense que dados entram, o ocorre sempre algum processamento e deve sair informação. Dados não são de forma alguma informação. Informação é a apresentação de dados de acordo com um contexto e adaptado para quem ele é direcionado: um programa escrito para o usuario infantil deve ser diferente para um adulto especializado e/ou não. E processamento é a lógica: se deu [*****] faça isso se não faça isso. Saiba do método básico para cada parte e preveja erros para oferecer eficiência.

Se você consegue prever todos os imprevistos que podem ocorrer em um algoritmo, parabéns jedi, a força está com você.

Eu tenho dois juizos. Um me diz: você é um [*****], cara. O outro me diz: você sabe mais hoje do que sabia ontem, então, trabalhe para amanhã saber mais do que agora porque você pode.

Boa sorte na sua jornada!!!


7. Re: Shell Script na base do conta gotas. [RESOLVIDO]

Geraldo Albuquerque
AprendiNoLinux

(usa Ubuntu)

Enviado em 23/08/2011 - 11:07h

fanásticas observações @mrk3004 :)


É legal isso em você, faz tudo organizadinho rsrs

kkkk será ?


Vale frisar que pré-consciente é diferente de inconsciente, cuidado com isso rs.


duplo sentido: conscientemente meu inconsciente me faz pre-conscientizar o que eu tava falando mesmo ? xá pra lá kkkkkkkkkkkkk rsrs.

valeu @josef :)



@renato_pacheco
Gostaria d dar o meu apoio. Não só vcs, mas tb eu irei aprender muito. Vamos compartilhar!


Valeu :)


@ronin
Para programar treine, treine e treine abstração.


1ª lição aprendida com vc mestre. Estou procurando seguir a risca. :) exemplo:

Vou na balada com a galera e voltarei as 4;00 da madruga.
---------------------------

# reeditado por ./.ronin
function balada()
{
ir
paquerar
prevenido
if [ bebeu ]
then
naodirigir

else
dirigir

fi
voltar
}

function bebeu(){
}

function ir(){
}

function voltar(){
}

function paquerar(){
}

function prevenido(){
}

function dirigir(){
}

function naodirigir(){
}

balada



Se consegues escrever um texto descritivo de alguma tarefa e organizá-lo sequencialmente, parabéns você sabe programar. Escrever um algoritmo é escrever uma descrição de uma tarefa para o burrinho "ser" conhecido como computador.


Tô tentando rsrs :)




8. avança osasco!

Hudson Moreira Guimaraes dos Santos
hudyfx

(usa Outra)

Enviado em 23/08/2011 - 16:12h

sempre quis responder um post com a frase "avança osasco" eu tinha um professor que vivia falando isso na usp rsrsrs
bom cara é isso ai, vai nessa que tudo vai dar certo... " tem coisas que só o shell pode fazer por vc" rsrsr
eu também comecei a programar com os livros do julho ( e recomento, são bons )... hj trabalho como programador e admiro o Shell Script e digo que essa é minha linguagem favorita... exemplo disso esta na "provinha do google" respondi ele em shell script e recomento para que possa apurar seus conhecimentos.
gostei da sua apresentação e boa sorte.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts