vivaolinuxuser
(usa Debian)
Enviado em 19/12/2021 - 12:36h
Olá pessoal do forum. Fiquem todos na paz de Deus
Gente sou usuário linux da época do conectiva 4, e uma coisa que acho incrivel no linux, é a capacidade de automatizar as coisas por meio de scripts.
Nestes anos, por meio de análise dos scripts do sistema e internet, aprendi a criar alguns scripts para coisas simples. Nunca me dediquei a aprender a programar em shell script. Sempre me liguei mais em outras coisas no sistema, para deixa-lo mais agil , mais compatível, mais bonito, mais enchuto, em fim, todas as possibilidades que o linux nos dá.
Hoje me deparei com um problema que envolve automatizar um programa para que este fique funcional.
Acredito que muitos aqui já ouviram falar no "firestarter". Uma antiga interface simples do iptables que já não é mais suportado. Nestes anos não encontrei um firewal que tivesse tudo o que preciso em uma interface firewall para sustitui-lo. Ou os programas atuais tem centena de configuração para fazer, ou são programas "capados". Em fim é uma questão de gosto pessoal meu querer usar este programa. Já consegui fazê-lo funcionar no Debian 10 tranquilamente, exeto por uma questão que é o motivo de eu estar aqui pedindo ajuda.
O firewall inicia normalmente, mas quando o status da conexão de rede do networkmanager muda para conectado, o firewall continua com o status de parado até eu mandar ele iniciar então funciona normal normal.
Já fiz uns scripts "daemon" para automatizar o firewall para mudar o status para automático, mas falta algo no script para que funcione a contento. Ou fica dando loop no processo, ou status parado, ou inicia duas sessões do programa.
meu desejo é que fique apenas uma sessão do programa ativo, e quando o status da rede mudar, o status do firewall mude também.
Não coloquei nenhum modelo dos scripts que fiz aqui, pois tentei varios modelos, e só executam parte do serviço, acho que o "pulo-do-gato" é algo muito simples.
Obs: tentei seguir uns tutoriais para scrips "/etc/NetworkManager/dispatcher.d" que executa scripts com a mudança na conexão, mas não funcionou.
Se o pessoal profissional no script puder me ajudar, serei muito grato.
A principio, estas são as opções que posso passar a ele pela linha de comando, baseado nas opções é que montei meus scripts, mas falta algo.
Também pensei na possibilidade de tentar um script que monitore o status da conexão de rede, e ao haver mudança no status , ele envie comando ao firewall para mudar o status.
Acho que seria mais viável.