edupersoft
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 29/06/2009 - 10:51h
O post do colega do meiobit cita uma declaração escrita e sequer cita uma fonte confiável para esta declaração, polemizar em cima dela só com isso é complicado. Se a declaração foi feita, na minha opinião foi infeliz.
Quanto a hardware que se instala windows e não se instala linux, acontece porque a BIOS apresenta alguma incompatibildade, ou o driver de algum componente não existe. Isso não acontece de propósito, ou por questões políticas, isso acontece porque a windows representa uma parcela grande do mercado, e os fabricantes de hardware sempre desenvolvem hardware priorizando este mercado.
Agora, se vocês procurarem, vão ver que algum tempo atrás, tinha gente com dor de cabeça, para instalar o windows em algumas desas máquinas que tem o linux. Talvez por culpa da BIOS, que nestes casos priorizaram o linux, mas a tendência é que isso seja corrigido muito rapidamente, para que estas máquinas não sejam rejeitadas pelos consumidores que vão adquirilas e depois vão adquirir o windows prirata, afinal os fabricantes não estão preocupados com que SO ou de que origem vão rodar na máquina.
De uma forma geral, não acho isso interessante, diminuir a compatibilidade com a microsoft, afetará a venda destes micros, que por pior que sejam ajuda a divulgar o linux. A alternativa é continuar trabalhando para criar compatibilidades e melhorar os SOs para que os usuário se sintam a vontade para migrar para o linux.