Shaoran_Li
(usa Slackware)
Enviado em 07/02/2011 - 15:25h
Boa tarde pessoal...Bem, minha dúvida é a seguinte:
Eu possuo um pendrive formatado em FAT32 e um case de 500GB (HD Sata) formatado em NTFS. Ambos funcionam normalmente em meu Slack 13.1, onde o hal/udev se encarregam de montar as partições no diretório /media/LABEL_DO_USB... O ntfs-3g funciona normalmente.
Porém, a codificação usada no automount ainda é UTF-8, e eu gostaria que ela mudasse para ISO8859-1, onde é possível ver os caracteres de forma correta. Acontece que eu queria fazer isso de uma forma "global", isto é, dizer ao sistema que para todo dispositivo cujo sistema de arquivos é "vfat" ou "ntfs" (ou "fuseblk") que ele usasse a codificação iso8859-1.
Há tempos atrás, quando ainda usava o slack 12.2 li um artigo aqui no VOL e vi um link para escrever regras para udev (http://reactivated.net/writing_udev_rules.html). Acessando esse link eu fiz na época minhas próprias regras, mas hoje não é desta forma que eu gostaria de fazer.
Eu pesquisei muito na NET mas até agora não consegui achar um site que explique como os arquivos do HAL funciona...Olhando os arquivos do HAL na minha máquina, creio que seja por aqui o caminho, mas sem entender como os arquivos funcionam não consegui "sair do chão"...srsr
Ahh sim... eu não adicionei as opções de montagem no fstab exatamente porque quero que o hal/udev se encarregue de montar os dispositivos automaticamente.
Bom pessoal... essa é minha primeira dúvida postada aqui no VOL e espero, daqui a um tempo, ajudar a comunidade da mesma forma que os artigos do VOL me ajudaram na minha lenta, porém constante, caminhada rumo ao pinguim...srsrrsrs
Abraços a todos