korvoman
(usa Debian)
Enviado em 19/05/2010 - 23:50h
Boa noite,
Antes de qualquer coisa, confira a navegabilidade do modem de ip final 2.2 em uma maquina separada.Se estiver ok, o problema apontado são as rotas do kernel a ser trabalhadas.
Sobre a disponibilidade de dois links para internet, conheço duas soluções que lhe atenderia, que é fazer balanceamento de carga ou direcionar por classe de ips por saidas de links.
Ambas soluções lhe direcionam a aplicação do iproute, o qual voce tratará de duas rotas de saidas ao kernel.
A implantei esta solução com base neste site :
http://lartc.org/howto/lartc.rpdb.multiple-links.html
A segunda solução é mais simples porem limitada.
tcp_outgoing_address 192.168.2.4 academ , o qual defino ip de saida de meu servidor squid, no caso o ip privado "192.168.2.4" para a acl academ. Esta regra academ pode ser uma lista de ips, ou faixa de rede, site web, e por ai vai.
Sobre a utilização de dns, há uma diretiva ao squid : dns_nameservers 192.168.1.50
O squid possue tambem controle de trafego interno, no vol há tutoriais sobre isto.
Tuning de performace do squid pode ser feito no tamanho do cache em memoria, o sistemas de armazenamento,"refresh_patterns". Um link para referncia :
http://www.linux.com/archive/feature/153221
Algo para o futuro, o qual voce poderia implantar, caso os links sejam de fornecedores diferentes é o fault-tolerance, há o patch nano que tratada disto melhor juntamente com o iproute.Já testei e gostei do resultado, porem estou finalizando para colocar em produção em uma faculdade.
Contudo lhe sugiro fazer tudo da forma mais simples, para que facilite na sua aprendizagem. Comece com apenas um link, e aos poucos após o acerto do squid, efetue testes com o link alternativo. Com tudo é bom fazer teste em máquinas virtuais, até que tenha segurança em aplicar na area de produção.