leonardoamorim
(usa Debian)
Enviado em 12/02/2006 - 15:12h
Eu estou pensando aqui nesses últimos dias sobre o VOL. Estou com umas idéias diferenciadas. Vou expor o que penso, ok?
Nas formatações de artigos, percebi vários erros, não só de gramática, mas também uma certa baixa auto-estima da comunidade e até soberba.
Desde muito tempo, já venho percebendo comportamentos opostos e extremistas. Novos usuários são humilhados, os usuários mais experientes se tornam mais fechados e perdem o espírito livre.
A idéia é criar um espaço dentro do VOL a fim de ajudar as pessoas da comunidade desde os ótimos programadores, administradores de sistemas e redes e, principalmente, os novos usuários a expor melhor suas idéias nos textos, trabalhar a auto-estima dos novos usuários, conscientizar os usuários mais experientes sobre a importância de se respeitar o novo usuário.
A vantagem de nós que estamos envolvidos no software livre é que temos a mente aberta, a inteligência desobstruída para aprender não só a lógica dos programas e sistemas. O desenvolvimento do nosso país depende do desenvolvimento do capital humano.
Pensando nisso tudo e tendo consciência do papel que o projeto VOL tem na comunidade, parei para pensar em criar um "Suporte Cultural".
Nesse "Suporte Cultural", eu, inicialmente, começaria sozinho, caso ninguém pudesse contribuir de imediato, com dicas de português, exemplos de construções de textos, filosofia e psicologia.
Acho que a comunidade de software livre precisa de um choque de humanidade. Precisamos, urgentemente, humanizar o conhecimento para que possamos levantar a bandeira do software livre.