fabio
(usa Debian)
Enviado em 15/12/2015 - 04:18h
Sempre quis implementar criptografia no VOL, mas sempre esbarrei nos altos valores cobrados pelas principais certificadoras. Sim, existe a StartSSL que provê certificado gratuito para 1 subdomínio de um site (no caso o
www.vivaolinux.com.br ), mas o VOL caía num problema de usar 3 subdomínios em sua estrutura de front-end: www, img e static. Adotamos 3 subdomínios para isolar as componentes estáticos das páginas dinâmicas, assim como as imagens. Isso torna a renderização das páginas mais veloz. Não é possível misturar conteúdo criptografado e não-criptografado na mesma página.
Com o lançamento da certificadora
https://letsencrypt.org o cenário mudou. Pela primeira vez existe uma entidade que provê certificados para múltiplos subdomínios a custo zero. Era a oportunidade pela qual sempre aguardei!
O que muda no VOL? NADA! As páginas HTTP serão automaticamente redirecionadas para HTTPS. Se por acaso alguém notar alguma inconsistência durante a navegação, favor reportar aqui.
Você pode estar se perguntando: - Porque você implementou HTTPS em todo o site e não somente na área de login?
De acordo com o Google Guidelines, é recomendável que todos os sites/blogs dêem preferência a este protocolo. Além de prover uma navegação mais segura à seus usuários, você ganha maior relevância em resultados de busca.
http://googlewebmastercentral.blogspot.com.br/2014/08/https-as-ranking-signal.html
Um abraço.