GustavoValerio
(usa Void Linux)
Enviado em 13/02/2018 - 11:08h
Trabalho num provedor de acesso a internet.
Geralmente, o que é feito é um bloqueio de acesso local ao roteador.
Ou seja, o ISP acessa seu roteador remotamente, geralmente através da porta 8080.
A maioria dos roteadores possibilitam uma configuração no firewall que só permite acesso local ao webadmin do mesmo apartir de um MAC específico, isso acontece no TpLink, MercuSys e etc. Talvez seu ISP tenha feito isso.
Mesmo que você troque de roteador, recomendo verificar qual MAC está atrelado a porta WAN do seu roteador Greatek, pois o seu login PPOE e SENHA provavelmente estão amarrados a este MAC e a autenticação só é feita quando solicitada por este MAC.
Tenho 4recomendações:
1. Coloque um cabo na porta WAN do roteador e ligue o mesmo noutro roteador, de modo que o outro roteador forneça um ip para ele.
Faça um DMZ, ou direcione as portas para tal ip e tente acessá-lo remotamente pelo IP que o primeiro roteador forneceu para o mesmo.
2. Procure um vídeo mostrando como configurar o seu roteador, ligue no suporte e diga que resetou o mesmo.
É importante retirar o cabo da porta WAN para que eles vejam que você não está logado.
Peça ajuda por telefone e vá fingindo que está configurando o seu roteador, de acordo com o vídeo e vá anotando os passos da configurações. Ao término do suporte, coloque o cabo na porta WAN para que eles vejam "que deu certo".
3. Se eles se recusarem a dar suporte por telefone, afirmando que a configuração tem de ser feita por alguém deles, agende uma visita e solicite que o técnico vá com uma OS (Ordem de Serviço).
No dia marcado, resete o roteador. Alguns ISP cobram para visitar o cliente, veja como o seu trabalha e se vale a pena.
Na hora de assinar a OS, tire uma foto da mesma. As OS de ISP costumam vir com as informações do cliente como login, senha e MAC.
4. Se seu provedor se recusar a te passar o login e senha e ainda cobrar para configurar alguns dos seus equipamentos, exija uma cópia do contrato que assinastes com eles e veja se há uma cláusula que cita isso.
OBS: Como o segundo roteador é de propriedade sua, acredito que eles não poderão mudar a senha e o usuário padrão de acesso ao roteador, pois ele não pertence ao ISP e sim ao usuário.
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"Esta é a filosofia Unix:
Escreva programas que façam apenas uma coisa mas que façam bem feito.
Escreva programas que trabalhem juntos.
Escreva programas que manipulem streams de texto, pois esta é uma interface universal."
Ou, de maneira simples: "faça apenas uma coisa e faça bem".
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