Exceto o fato de que coisas simples (como navegar, trabalhar, etc) realmente teve uma boa melhora, eu sempre tive problemas com performances em jogos OpenGL. Já testei usar o Vulkan, mas há problemas de performance (até no Windows)
Em jogos que são nativos em OpenGL (como Minecraft), ela sempre teve uma performance melhor no Windows do que no Linux por algum motivo que não consegui identificar, porém percebi algumas coisas: O jogo estava oscilando entre 90-100% no uso no Linux. Enquanto no Windows, a utilização já estava em média aos 86-90% com jogável taxa de frames.
O caso também se extende para navegadores em sites pesados
OBS: Pelo menos no Minecraft (que usa OpenGL) no Windows, em tela cheia, Minecraft roda melhor do que em janela
Penso que o problema poderia ser que as otimizações de tela cheia no Windows exista, o que não é o caso no Linux; ou que o Wayland teria uma otimização melhor para jogos do que o X11 e que seria uma boa ideia ir para lá, mas não tenho certeza.
Já tentei perguntar sobre os problemas do Vulkan várias vezes, porém não obtive respostas (possívelmente por conta de que o caso seria mais específico ao problema da BIOS ou que seria algo bem mais complicado de se responder, já que esse problema muitas das vezes ocorre por uma má configuração no próprio Linux)
Não sei muito bem sobre o que fazer. Pensei em até atualizar a BIOS (07601), mas não achei atualizalções para ela neste momento
Já tentei de várias coisas com Vulkan mas nunca obtive sucesso, mas se houver alguma solução, eu agradeço
OBS: Ainda estou com dúvidas se Vulkan tem suporte ao meu processador
Mas alg sabe alguma solução ou ideia para o problema nesse quesito de performance do caso da OpenGL?
OS: Debian GNU/Linux 12 (bookworm) x86_64
Kernel: 6.1.0-21-amd64
CPU: AMD Athlon 5350 APU with Radeon R3 (4) @ 2.050GHz
GPU: AMD ATI Radeon HD 8400 / R3 Series
Não estou utilizando modos como Zen, mas a normal