
stremer
(usa Arch Linux)
Enviado em 19/03/2008 - 11:12h
o windows também compartilha as bibliotecas (vulgo dlls) da mesma forma que o linux. A diferença é que muitos programas preferem duplicar as bibliotecas doque correr o risco de não funcionarem. O problema do windows é que não há versionamento destas bibliotecas.
No linux se uma biblioteca muda alguma interface, um programa velho passa a não funcionar mais com esta biblioteca compartilhada, como aconteceria no windows.
Ai no windows os programas mandam sobrescrever as bibliotecas ferrando com tudo, no linux se os programas fazerem isto também ferram com o sistema do mesmo jeito.
A vantagem do linux que você pode ter varias versões de uma biblioteca no sistema, mas da um trampo danado para ai então rodar um programa somente compativel com uma versão mais antiga. Sorte que na maior parte das distribuições, todo esse trabalho de adequar de ca e adequar de la para as novas versões é feito pela comunidade e para os usuários "simples mortais" basta utilizar um gerenciador de pacote e instalar tudo a um click, muito mais rapido e facil doque pro windows.
E viva o open source pois no mundo do software proprietário isso é uma coisa muito dificil de fazer, pois as bibliotecas proprietárias são usadas para cada um dos seus softwares e oque é comum entre todos é somente a API do SO (ou seja, no caso do windows a API Win32)