nicolo
(usa Ubuntu)
Enviado em 17/02/2009 - 10:05h
O /home /usr /var , no ubuntu tem opção de serem instalados em partições diferentes do / (raíz) . O /boot por definição é o diretório de inicialização. ~Depende da distro a opção de um /boot separado do resto nem existe. Algumas distros (creio que o ubuntu e o slack que eu me lembro), na instalação dão opções de separar cada diretório em uma partição, mas não tenho certeza se pode serpara o /boot de alguns diretórios como o /etc. Se isso for feito é preciso que algo na partição /boot indique o caminho (partição) dos outros diretórios, do contrário a máquina não dá boot.
O /home e o /usr são diretórios que crescem muito com o uso do sistema, logo há vantagem em tê-los em partições se´paradas.
Os outros diretórios, nem tanto.
Resumindo: Separar os diretórios de sistema em partições independentes depende da sua distro. De qualquer maneira o /boot tem que ser uma partição principal. O Kurumin 7 consegue se instalar sem uma partição swap, ele usa um arquivo à moda do windows. Isso é uma peculiaridade desta distro.
Tente separar e você vai logo ver se é possível, já durante a instalação.
Lembre-se que Linux é só o fonte do kernel, o resto é moldado pela distro. KGE, GNOME, XORG, XFCE não são Linux, são open source que as distros utilizam. Mesmo a compilação do kernel é responsabilidade da distro.