removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 12/01/2015 - 20:23h
Leandrovz escreveu:
Na vdd que estou iniciando no linux agr e só me falaram pra digita
/etc/security/limits.conf
oq esta faltando?
Realmente não era nada do que eu esperava. Ufa! rsrss.
Vamos aos detalhes técnicos primeiro. Vou assumir que você está usando um shell chamado bash porque ele é o padrão na maioria das distribuições. A mensagem de erro que você recebeu foi:
bash: /etc/security/limits.conf: Permission denied
ou
bash: /etc/security/limits.conf: Permissão negada
caso seu sistema esteja configurado para a Língua Portuguesa (e falando nisto, você precisa melhorar o seu Português :P).
Isto acontece porque desta forma, o sistema assumi que você está tentando executar o arquivo e este arquivo não tem permissão de execução. Por curiosidade, se tivesse permissão de execução, sua tela seria entupida de um monte de mensagem de erro com o risco de causar danos inesperados.
As mensagens de erro que você recebeu são comuns também para quem está começando a escrever shell-script e não entende ainda sobre permissões de arquivos. A resolução é simples, mas fora do escopo falar sobre agora.
Pois bem, a parte anterior não é bem a que interessa a você neste momento porque você deseja ler o conteúdo do arquivo /etc/security/limits. Para tanto, usa-se deste comando como o 'cat', passando por paginadores (less, more, most etc) até editores de texto (ed, vim, o editor do emacs etc).
Eu sei que esse arquivo não é longo, então sinto-me a vontade para lhe sugerir alguns métodos:
1. cat:
cat /etc/security/limits
este comando irá "cuspir" todo o conteúdo do arquivo na tela e não será possível ler muito bem.
2. usando paginadores:
less /etc/security/limits
já com este comando você consegue ler o arquivo normalmente, usar as teclas PageUp e PageDown, pesquisar entre vários outros recursos.
3. Usando editores de texto:
vim /etc/security/limits
este editor de texto (assim como o ed, emacs etc) não é amigável para quem está acostumado a editores/processadores de interface gráfica, caso o use, para sair você precisa digitar ESC :q ENTER. Caso queira fazer alterações, você precisa sair do modo visual e entrar no modo de edição com a tecla 'i', por exemplo, pode modificar o texto e para salvar use ESC :w ENTER.
Bem, acho que para a primeira aula está bom.