celioishikawa
(usa Ubuntu)
Enviado em 22/08/2008 - 16:06h
Bem, minha sugestão é deixa o ponto de montagem como tá, diminuir o do windows, e nesse espaço criar uma partição complementar, editando seu ponto de montagem para que fique /home/SEU_NOME/mais_espaço. (como é só um exemplo, pode ser /home/fulano/videos)
Você aumentou a partição linux? Não! Mas conseguiu mais uma partição linux a mais. Assim como muitos colocam "/home" numa partição separada da "/", e apenas na árvore de diretórios hierarquicamente "/home" tá dentro da "/".
Do mesmo modo, sua nova partição "/home/SEU_NOME/mais_espaço" (ou "/home/fulano/videos") é partição separada, mas navegando entre os diretórios, está dentro da sua pasta pessoal (/home). Inclusive pode acontecer de ficar um fato curisoso: você estar na "/home" e haver 700 mb livres, mas entreando no subdiretório "/home/SEU_NOME/mais_espaço" haver mais de o dobro livre.
Para que o lance funcione, 2 coisas:
- no fstab, acrescente a nova partição para que seja montada a cada reinicialização. Aliás pode ser que a nova partição, por estar atrás da "/", altere a numeração das partições. (supondo que você criou uma partição pegando um pedaço que era do windows, que por sua vez estava na primeira partição).
Pode ser que antes era assim:
/dev/hda1 /mnt/win vfat auto 0 0
/dev/hda2 / ext3 auto 0 0
E você tenha de mudar para que fique assim:
/dev/hda1 /mnt/win vfat auto 0 0
/dev/hda2 /home/SEU_NOME/mais_espaço ext3 auto 0 0
/dev/hda3 / ext3 auto 0 0
(após essas alterações, reinstale o lilo ou grub para que detecte novamnete que sistemas estão onde)
2° coisa: a sua nova partição-pasta ainda terá um problema: estará com cadeado mesmo sendo um subdiretório da /home. Resolver isso é fácil: como root, vá nas propriedades do dessa pasta e no campo "dono", passe de dono "root" para VOCÊ.