FurretUber
(usa Ubuntu)
Enviado em 05/02/2018 - 17:34h
Eu uso Xubuntu 17.10 no meu notebook. A vantagem de se usar uma versão não LTS é ter os pacotes mais atualizados em relação à versão LTS anterior e, em caso de se ter um hardware novo, possivelmente uma versão mais nova terá um funcionamento melhor, já que pode levar um tempo para atualizar a versão LTS para suportar hardware novo.
Mas há muito problemas ao se utilizar uma versão não LTS. Atualizar para trocar de versão (de 16.04 LTS para 16.10, por exemplo) tende a causar quebradeira. Essa quebradeira pode simplesmente fazer a atualização parar no meio e não causar nenhum outro problema (o sistema liga e funciona normalmente), ou pode fazer o sistema parar de funcionar. Eu já tive ambas as experiências.
O suporte das versões não LTS é de 9 meses, então é necessário trocar a versão quando a próxima é lançada logo, o que pode amplificar a quebradeira. Como eu sou fã de fortes emoções, no dia que uma nova versão lança eu já atualizo. Meu Lenovo sobreviveu à versão 17.10.
Referente ao hardware, as versões mais recentes têm vantagem. Se a mais recente for não LTS, então a não LTS será a que tem mais vantagens. Referente aos softwares de terceiros, eles tendem a suportar as versões LTS apenas, o que pode exigir uma máquina virtual para algumas aplicações.
Minha recomendação: a não ser que se queira utilizar as versões mais recentes dos softwares ou o hardware tenha problemas grandes com a versão LTS anterior, a versão LTS deve ser priorizada. Felizmente a próxima versão é a 18.04, que é LTS.
Vou torcer para que meu notebook sobreviva à atualização para 18.04 LTS.