IZhaq_Melo
(usa FreeBSD)
Enviado em 28/12/2014 - 12:15h
peixe67 escreveu:
Bom dia Senhores(as)...Saudações pelo ano que vai entrar , desejando a todos os Srs(as) participantes deste site de ensino e educacao, que todos(as) possam ter seus planos e desejos realizados no ano que vai entrar e desejando que Deus lhes conceda as mais ricas bençaos, extensivo aos seus familiares e amigos(as) de familiares. Enfim, a todos que colaboram para que este site funcione direta e indiretamente. Obrigado. Bem Senhores(as), venho a perguntar o seguinte tenho sda1 350MB reservado; sda2 461GB NTFS; sda5 swap 11GB; sda6 korora 20 Mate 76GB EXT4 /, sda7 Zorin OS EXT4 73GB /; e sda8 EXT4 306GB /home .
Pergunto o seguinte: seria viável colocar o open mandriva , ou mageia atualizados e mais o debian(alguma distro para comandar o restante das distros, ou deixar o Zorin OS no final comandando as outras distros?
Acha que é aconselhável pois queria dividir mais espaços, pois sei que não preciso colocar 50 a 70 Gb m na partição raiz/. Podem me dar uma dica de um derivado do debian que vem mantendo a atualização em dia? aguardo seu contato...obrigado pela atenção Senhores(as)....peixe67
boa tarde,
acho que muitas distro não deixa você mais apito a aprender algo, pelo contrário você pode se perder.
um exemplo o Debian é uma das distribuições muito bem utilizadas e até fáceis de instalar, configurar e utilizar, o que muita gente não entende é que o Debian é feito para ser Livre ou seja a prioridade ao pra softwares que não tem valor comercial mas valor prático e filosófico, exemplo:
o firefox no Debian se chama iceweasel, mas porque? se o Firefox é Open Source porque mudar o nome, ai é uma coisa que tem pouca gente que percebe, não é so o nome que mudou mas ele tirou tudo que é proprietário tais coisas como bibliotecas, plugins e o código todo dele é restrito a partir do firefox original mas tirando tudo que não é free.
uma outra coisa é tipo se voce ja usa a distro que é considerada mãe de outra distribuição linux, porque usar uma das suas ramificações?? comentei isso pois o Zorin é um Fork do Debian se voce ja usa o Debian teria algum motivo específico para usar o Zorin?? pelo que voce abordou a questão maior é o aprendizado então aprender a mesma coisa de forma apenas similar não vai ter ajudar em nada... se nao tiver nenhum motivo escolha entre o Zorin e o Debian, os dois são equivalentes é com dizer que o Ubuntu não é Debian mas ao mesmo tempo ele é um fork;
fonte:
http://distrowatch.com/table.php?distribution=zorin
outra coisa o Open Mandriva é derivado do Rosa linux e não do mandriva; eu sei disso pois sou colaborador do projeto com algumas dicas na tradução e manutençao do blog oficial, porém fiquei um pouco desanimado que a Madriva em si não fornece muitos recursos para comunidade, ja que muito do código é um fork do Rosa linux que por sua vez é um Fork do Mandriva. Comentei isso pois não vejo nada sobre na internet e tem muita gente entrando no projeto e se decepcionando ja que não é o que eles pensavam. Caso tenha alguma dúvida veja no
próprio blog dos caras:
https://doc.openmandriva.org/OpenMandriva-Lx-2014
geraram uma image a partir do ROsa linux:
http://distrowatch.com/table.php?distribution=rosa
o Magéia é um fork do Mandriva, retornando ao mesmo problema acima suar distribuições que tem a mesma origem é algo desnecessária decida entre o Mageia e o Open Mandriva, ou use o mandriva mesmo.
caso tenha dúvidas sobre o que eu disse veja:
http://distrowatch.com/table.php?distribution=mageia
outra coisa que talvez voce não saiba existe um orgão que tenta padronizar as distros linux, a partir dessa ideia eles criaram o Linux Standard base:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux_Standard_Base
a partir nesse conceito criaram a certificação LPIC e os exames LPI,
veja também:
http://www.linuxfoundation.org/collaborate/workgroups/lsb
so pra concluir caso voce queira aprofundar o seus conceitos sobre linux, use o Guia da LPI para fazer isso:
https://www.lpi.org/linux-certifications/programs/lpic-1/exam-101
caso voce nao seja da área de informática tente o guia da essentials:
http://www.lpi.org/linux-certifications/entry-level-credential/linux-essentials
espero ter ajudado, grande abraço.