Zoma
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 04/06/2020 - 03:45h
Dá pra ver que o Plymouth está comendo belos 17,72 segundos do seu boot. Veja!
15.120s plymouth-quit-wait.service
2.600s plymouth-read-write.service
Plymouth é responsável por aquela tela bonitinha de carregamento do sistema operacional, a tela de inicialização. Ele deixa o "boot" mais bonito, mas também tem fama de deixar o tempo de boot maior... Se não te incomodar, eu desativaria esse serviço e também daria mask nele, pra evitar que tente se ativar novamente. Se você realmente achar o Plymouth inútil, pode desinstalá-lo.
Abra o terminal e digite cada comando um por um:
sudo systemclt disable plymouth-quit-wait.service
sudo systemclt disable plymouth-read-write.service
sudo systemclt mask plymouth-quit-wait.service
sudo systemclt mask plymouth-read-write.service
Ou simplesmente remova o Plymouth com
sudo pacman -R plymouth
Outros serviços que eu desativaria seriam:
1.
ModemManager.service é um daemon ativado por DBus que controla as interfaces de banda larga móvel (2G / 3G / 4G). Então, se você não possui uma interface de banda larga móvel, integrada, emparelhada com um telefone celular via bluetooth ou cabo USB, não precisa desse serviço. Caso contrário, mantenha-o ativado.
2.
apport.service é a ferramenta de relatório de erros, bastante comum no Ubuntu. Pode desativar se não quiser que esses relatórios sejam enviados.
3.
avahi-daemon.service serve para fornecer a descoberta de rede com configuração zero e facilitar a localização de impressoras e outros hosts na sua rede. Desative se achar desnecessário.
4.
accounts-daemon.service faz parte do AccountsService comumente conhecido como "Contas Online"
https://imgur.com/a/nVhZbYD , que permite que os programas obtenham e manipulem as informações da conta do usuário. Esse serviço é comum dentro das interfaces GNOME, Budgie e Cinnamon e muito provavelmente no KDE Plasma. Se você não faz uso disso, poderá desativar sem problemas.
Lembre-se:
sudo systemctl stop nome-do-serviço apenas pára o serviço momentaneamente, ao reiniciar ele é ativado novamente. Para fazer o oposto, o comando é
start .
sudo systemctl disable nome-do-serviço desabilita o serviço, mas se algum serviço precisar dele, poderá ativá-lo novamente. Para fazer o oposto, o comando é
enable .
sudo systemctl mask nome-do-serviço desabilita de forma total, então mesmo que outro serviço precise dele, não conseguirá ativá-lo de forma alguma. Para fazer o oposto, o comando é
unmask .
Se você desativar tudo isso, vai poupar aproximadamente uns 24 segundos de boot. Talvez te ajude.