ednilton_so
(usa KUbuntu)
Enviado em 28/09/2009 - 19:29h
Olá,
Eu não sei o quanto você pesquisou, mas existem várias chances de alguém ter postado esse mesmo problema por aí.
Um exemplo é esse:
http://www.vivaolinux.com.br/topico/UbuntuBR/Instalacao-do-ubuntu-notebook-CCE-REL216m
Veja a resposta do amigo "vfs".
Mas há também exemplos de pessoas que desistiram, como esse:
"
http://www.vivaolinux.com.br/topico/UbuntuBR/Instalacao-do-ubuntu-notebook-CCE-REL216m-2/"
Nesse último aí, o cara desistiu e vendeu o laptop pra um amiga.
É muito provável que o seu laptop seja equipado com um chipset VIA ou SiS. Então, a verdade é que, mesmo que você consiga instalar o Linux nele, provavelmente vai ter decepções, principalmente se não conseguir ter suporte 3D e por isso não rodar o Compiz nem jogos 3D, por exemplo. Nesse caso ainda restam as seguintes opções:
1. Tentar outra distribuição até encontrar uma que instale. Eu por exemplo tive um laptop com chipset VIA e nunca consegui instalar o Ubuntu 7.x. Eu tentei o openSUSE e rolou. Fiquei usando o openSUSE e cerca de um ano depois eu testei o Ubuntu 8.xx e funcionou, mas sem suporte nenhum.
2. Se você comprou o laptop há pouco tempo, ainda tem a opção de trocar por um que seja suportado pelo Linux. Laptops com chipsets NVidia e ATI são uma boa. Tem o com chipset Intel, que é o meu caso atual. Eu até rodo o Compiz nele, mas como o driver de vídeo da Intel anda bagunçado, então tive que fazer uns malabarismos pra funcionar bem. Se essa for a melhor opção pra você, dê uma procurada, porque além do chipset existem outras periféricos que você tem que ter certeza que vão rodar no seu Linux favorito pra não ter mais decepções.
Veja, não quero desestimular você, mas eu gatei muito tempo pra encontrar driver pra esse meu laptop Positivo que tinha o chipset VIA e foi tempo perdido, porque nunca encontrei. Depois de muito tempo eu acabei me dando conta que computadores com chipsets VIA ou SiS são as piores escolhas pra que usa Linux. Por isso, eu simplesmente odeio a VIA. Pra você não perder tempo como eu, estou avisando logo agora.
Porém, se você insistir em ficar com esse laptop, ou não tiver outra opção, meus conselhos (de pouco experiente com Linux, que é a verdade), terminam aqui. A partir daí, só posso lhe desejar boa sorte.
Abraço.