Kacha
(usa Outra)
Enviado em 24/04/2019 - 19:20h
Relatos mistos a cerca da atualização do Ubuntu 19.04, alguns acharam uma maravilha e queriam que essa versão já fosse uma LTS e outros continua reclamando de instabilidade, como uso de CPU, memória RAM e tempo de boot lentos.
Tenho quase certeza que são os snaps os responsáveis e não o Gnome em si, você disse que instalou o openSUSE, Fedora e Mint (que usam flatpak) e não percebeu nenhuma lentidão no boot. Apenas o Ubuntu traz por padrão (que eu me lembre) os suporte a snapd pré-instalado. Há aplicativos do sistema em forma de snap e o core também é um snap.
Acabei de responder um tópico semelhante mas o cara tinha problemas na versão 18.04!
Sobre os snaps, recentemente houve uma notícia (checa lá no omg! ubuntu) sobre lentidão no Ubuntu ocasionada pelos snaps, tanto no tempo de boot, como no sistema em si. Mas o problema principal era o tempo de bug, haviam relatos iguais o seu 4 minutos até 5 para iniciar os sistema, até quem usava SSD tava relatando problemas assim.
Vamos lá:
1. Quanto tempo o teu Ubuntu leva pra iniciar? Poste o resultado do comando
systemd-analyze time
2. Você fez a instalação comum ou mínima do Ubuntu? Se fez a comum/padrão, provável que tenha snaps instalados. Compare:
https://imgur.com/a/4Bi9AoQ
3. Para termos certeza, veja quantos snaps tem instalado no teu sistema. Poste o resultado do comando:
snap list
4. Veja o tempo que cada serviço leva pra iniciar durante o boot. Poste o resultado do comando:
systemd-analyze blame