wadilson
(usa Ubuntu)
Enviado em 04/10/2011 - 13:49h
Comigo também está passando o mesmo.
No entanto, o mais estranho, é que não houve nenhuma nova instalação, nenhuma mudança no sistema.
Tenho o LAMPP instalado. Havia usado normalmente na sexta passada. Passou o final de semana, o Apache não rodava, acusando erro.
Depois de algumas tentativas, descobri que qualquer comando como superusuário, SUDO ou SU, o sistema retorna o erro 'unable to resolve host'
O arquivo hosts não foi alterado. Para ter certeza, apaguei e recoloquei o texto, que hj está assim:
---------------------------------
127.0.0.1 localhost
127.0.1.1 wadilson-i5
# The following lines are desirable for IPv6 capable hosts
::1 ip6-localhost ip6-loopback
fe00::0 ip6-localnet
ff00::0 ip6-mcastprefix
ff02::1 ip6-allnodes
ff02::2 ip6-allrouters
---------------------------------
verifiquei também que todos os outros arquivos de configurações de rede estão da mesma maneira qe antes.
Quando dou o comando 'sudo gedit /etc/hosts', por exemplo, primeiro aparece a linha de erro
'sudo: unable to resolve host wadilson-i5'
e depois até roda o GEDIT como superusuário, mas no caso do LAMPP o Apache não consegue carregar. aliás, o estranho é que quando tento rodar o LAMPP (ou XAMPP, como preferem), apenas o MySQL é carregado bem; todos os outros serviços, como o Apache, o SSL e FTP não são carregados.
Muitas tentativas depois (troquei nome da máquina, troquei cabos, troquei placa, reconfigurei tudo pelo software), descobri que o erro não acontece se a rede estiver desativada. Tanto faz tirar o cabo de rede como desconectar a rede pelo gerenciador.
Tentei me lembrar de alguma mudança que eu tenha feito na máquina, mas durante o final de semana ela se manteve desligada, não instalei ou reconfigurei nada. E na sexta à noite, tudo funcionava.
Poderia ser um problema com a placa de rede, mas essa eu também troquei. Espetei o cabo do computador do lado (que está ok) e o erro persistiu.
Já procurei em vários fóruns e não tive nenhuma dica do que pode ser. Sempre encontro dicas para mexer no arquivos hosts. Isso foi a primeira coisa que verifiquei.
Estou utilizando o Ubuntu 11.04