diegomrodrigues
(usa Ubuntu)
Enviado em 28/02/2020 - 13:12h
O
Zorin OS é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu, criada de uma forma geral para usuários novatos em Linux, porém familiarizados com o Windows. Ele utiliza ambientes de desktop como Budgie, KDE e GNOME na maior parte de suas versões, além do Xfce em sua versão Lite, que é voltada a computadores mais antigos, ou com hardware mais limitado.
Esta distribuição busca fornecer ao usuário uma interface gráfica similar aos sistemas Windows, através com um determinado grau de compatibilidade com esse sistema, através da utilização do conhecido WINE. Oferece também uma série de pequenas ferramentas próprias as quais simplificam algumas configurações relacionadas, como por exemplo, com a interface gráfica e na seleção dos softwares que serão instalados pelo usuário final.
Versões do Zorin OS:
+ Zorin OS Core: Versão gratuita principal
+ Zorin OS Lite: Versão gratuita destinada a computadores mais antigos ou com especificações técnicas mais limitadas
+ Zorin OS Education: Versão gratuita focada em estudantes e professores
+ Zorin OS Business: Versão focada no ambiente corporativo (empresas e área governamental), sendo uma versão paga
+ Zorin OS Ultimate: Versão completa com jogos, aplicativos para negócios e produção e consumo de multimídia, sendo uma versão paga
A versão atual, o Zorin OS 15.1 é baseado no sistema operacional Ubuntu 18.04.3 LTS (Bionic Beaver) da Canonical. Portanto, isso significa que ele é fornecido com o kernel Linux 5.0 para melhor suporte de hardware. Desta forma, fica claro que a equipe do Zorin OS está focando naqueles que estão se afastando do Windows 7, ou do Windows 10.
Os destaques da versão do Zorin OS 15.1 incluem:
+ Melhor compatibilidade e desempenho do Microsoft Office no pacote do LibreOffice
+ GameMode da Feral Interactive, uma tecnologia que torna o Zorin OS uma melhor plataforma de jogos alocando automaticamente mais recursos de GPU, CPU e E/S de disco para jogos você está usando
+ Experiência mais integrada para usuários de telefones Android com a versão mais recente do Zorin Connect
Além disso, o Zorin Appearance agora vem com uma nova opção de agendamento manual para permitir que os usuários escolham a hora exata do dia em que a alternância automática entre os temas Claro e Escuro é iniciada. Do mesmo modo, possui uma nova configuração para ativar e desativar a opacidade dinâmica em segundo plano do Painel e a capacidade de definir o tema do Gerenciador de Janelas. O Zorin OS 15.1 também vem com uma nova fonte chamada Sans Forgetica.
A utilização desse SO manteve-se elevada, estando entre as 10 distribuções favoritas no DistroWatch nos últimos 12 meses.
Conheça melhor o Zorin OS em:
https://zorinos.com/