patrickpcs
(usa Nenhuma)
Enviado em 12/06/2017 - 23:29h
Amigo, systemd ta aew.
Abrace o novo já(mas não ame o systemd não, esse trem é o capeta), systemctl será o centro para muitos comandos do sistema. O systemd muda o conceito de runlevel para targets.
Pesquise por esses termos no google, "runlevel" e "systemd target" para ter uma noção de como funciona a inicialização dos sistemas gnu/linux.
De ante mão os comandos que acredito serem os mais úteis para você serão os seguintes;
systemctl get-default
Informa qual seu target padrão do sistema atualmente.
systemctl set-default *******
Define qual sera o target padrão do sistema, se você der um tab antes você poderá ver uma sugestão com todos os targets disponíveis.
systemctl isolate *******
Permite mudar de target instantaneamente sem necessidade de reboot do sistema, mais uma vez um tab irá lista as opções de target disponíveis.
Imagino que pelos seus relatos anteriores, você estando no "modo texto" e provavelmente logado com o usuário root ao chamar o startx você pode ter entrado no ambiente gráfico do usuário root e que claramente mudaria muitas personalizações do ambiente gráfico causando aquelas mudanças visuais que você citou. Outra causa provável é que estando no multi-user.target (equivalente ao runlevel3), o sistema não carrega diversos daemons que podem vir a serem úteis ao seu ambiente gráfico e causando essas mudanças visuais.
Outra observação é que se você tiver executado aqueles comandos de update-rc.d para remover os scripts de inicialização do gdm ou lightdm (imagino que o ubuntu server rodando o ambiente grafíco unity deve usar apenas o lightdm como gerenciador de login) eles agora não devem estar mais dentro das pastas dos respectivos runlevels....verifique se na pasta do runlevel 5 (/etc/rc5.d/) tem um link simbólico para o lightdm (S03lightdm link para /etc/init.d/lightdm).
Essa salada que está hoje em dia para manter a compatibilidade entre runlevel e targets deixa um pouco confuso mesmo.
Recomendo estudos usando o próprio man. update-rc.d e systemctl devem dar uma luz melhor.
http://goo.gl/g6NiFp
Resumindo, se puder reverter todas as mudanças feitas no seu sistema, e usar apenas os comandos systemctl de forma apropriada, tudo deve funcionar. Defina o multi-user.target como o padrão do sistema e quando quiser iniciar o ambiente gráfico não use o startx, mas mude o target do seu sistema para o graphical.target usando o systemctl isolate.