Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 30/09/2010 - 17:37h
Não acho que seja MUITO viável, contudo não sou dono da verdade.
Existem pessoas criativas que são capazes de, com toda a honestidade e ética, vender cubinhos de gelo pra esquimós e ainda assim se dar bem.
Depende do espírito empreendedor de cada um, dedicação e sorte.
Aqui no Rio tem o David, um camelô bem sucedido, que além de vender balas, faz palestras sobre estratégias de marketing.
O próprio Silvio Santos é um eterno camelô (tem orgulho disso) que atualmente detém um verdadeiro império.
E o Samuel Klein das Casas Bahia é o eterno mascate, já hoje na era digital.
A telefonia VOIP atinge seus clientes "pelo topo do gráfico" e não pela base.
Ou seja, seria um serviço para supostas elites, já que a massa popular dificilmente terá acesso a ela, pelo menos a curto prazo.
Senão vejamos: As condições primordiais para se ter VOIP são o IP (internet protocol) e uma conexão bem rápida (chamada popularmente de "banda larga").
As pessoas físicas dificilmente terão justificativa ($$$$$) para usar VOIP, enquanto clientes corporativos já contrataram esse tipo de serviço para realizar chamadas de longa distância com grande economia.
Ou seja, quem tinha de se estabelecer já o fez.
Os clientes que sobraram (e que possivelmente não sejam poucos) além de estarem dispersos terão de ser localizados "com microscópio" (se eles fossem facilmente visíveis, já teriam sido atraídos pelas gigantes das telecomunicações).
Se desejar insistir nesse assunto, estude a possibilidade de ser um representante de uma empresa já estabelecida que ofereça VOIP, em vez de você mesmo fazer todo esse investimento.
Por outro lado, existe também a possibilidade de fazer chamadas gratuitas por VOIP através do Skype, Gizmo e outros.
Não estou aqui para "cortar o barato" de ninguém.
Se o Steve Jobs e o Steven Wozniak não tivessem vendido o carro, hoje a Apple Computer simplesmente não existiria.
E o que dizer do Google, do Yahoo, do Bob's...
VOIP para ligações de longa distância ou para celular, conforme a sua cidade, dá até para fazer uma espécie de "posto telefônico" (tem de arranjar outro nome) e ganhar um bom dinheiro com isso.
Se der certo, dá para fazer até mesmo uma rede de postos telefônicos!
Nesse caso, o investimento será mínimo e o resultado poderá ser visto bem mais depressa, não sacrificando o seu capital de giro,
Mas para ligações locais, sai muito caro e não compensa.
A meu ver esses 9.000,00 poderiam muito bem ser usados em equipamentos, e em doses bem homeopáticas, controladas da melhor maneira possível.
Se você conseguir "desentocar" os clientes, tudo será bem mais fácil.
Mas se der MUITO certo, cuidado para não publicar seu sucesso em programas de TV ou em revistas, senão - como sempre - aparecerá uma avalanche de imitadores que acharão que é apenas se estabelecer de qualquer maneira e esperar o dinheiro entrar no bolso (e com isso atrapalharão o SEU negócio)...
Existem dois tipos de empreendedores:
Um é o "aranha" que faz uma teia - uma loja, por exemplo - onde fica esperando os clientes entrarem para aí usar suas técnicas especiais nais adequadas.
O outro tipo é o "caçador", aquele que vai ao encontro do cliente onde quer que ele esteja, e o acha nem que ele esteja escondido dentro de uma caverna ou debaixo de uma pedra...
Todavia existe um terceiro tipo, que administra os "aranhas" e os "caçadores" nem que seja em si só.
O importante é que não seja constituído de apenas duas metades, mas de dois inteiros.
Boa sorte, amigo!