fabio
(usa Debian)
Enviado em 14/04/2019 - 03:45h
Criando esse tópico de coração apertado para falar do Renato Michnik (
https://www.vivaolinux.com.br/~hackwiz ). A maioria de vocês não deve conhecê-lo, na timeline do VOL é o 4º membro mais antigo da comunidade. Chegou aqui em 2002 e obviamente encontra-se inativo por alguns anos.
Conheci ele antes mesmo de lançar o VOL versão comunidade. Ele colaborava no finado site de notícias XLinuxNews e depois criou seu próprio site enquanto aprendia PHP, o RootLinux. Esse último ficou bem bacana para os padrões da época, mas depois de um certo tempo ele acabou deixando o projeto de lado. Naquela época manter site de Linux era na raça, nem Google Adsense existia.
Quem tiver a curiosidade de abrir seu perfil verá que ele possui poucas contribuições, mas o número é enganoso. Nessa época nosso fórum era um antigo sistema de perguntas e respostas, que não está mais presente no perfil dos membros. Ele foi muito assíduo e ajudou muita gente por bons anos.
E sua importância para o VOL não fica apenas no plano das contribuições, ele também foi muito importante me incentivando a manter o projeto e continuar a fazê-lo crescer em conversas no privado. Sempre trocávamos ideia sobre novas implementações, tecnologias etc. Naquela época ainda não existiam moderadores, caso contrário ele certamente seria um deles.
Sobre sua carreira profissional fora do VOL não tenho propriedade pra falar. Como pessoa, sempre foi um cara do bem, com humor inabalável e senso crítico acima da média.
Enfim, hoje fiquei sabendo que ele encontra-se internado em estado terminal com câncer na garganta, já com dificuldades de respirar. Sei que muitos não acreditam em milagres, mas peço aos que possuem fé que rezem por sua melhora.
Ele provavelmente não está mais se comunicando por fala, mas ainda está ativo em suas redes sociais. Provavelmente irá ler este tópico. Então deixo aqui meu agradecimento ao Renato por todos esses anos de contribuição na comunidade e que fique sabendo, ainda em vida, que é uma pessoa muito admirada por mim e por muitos que por aqui passaram. Fará muita falta!
Fica com Deus meu amigo, e tomara que seu chamado para trabalhar ao lado do Steve Jobs seja adiado por mais um bom tempo.