Escrita de número em binário em Assembly Puro para Linux 64 bits (Nasm - Netwide Assembler)
A primeira versão deste código foi criada no formato de 32 bits: http://www.vivaolinux.com.br/script/Escrita-de-um-numero-em-binario-na-tela-em-Assembly-Puro-para-Linux-x86-%28Nasm-Netwide-Assembler%29 Esta versão foi criada no formato de 64 bits, para criação de objeto e linkedição em formato ELF64. Semelhante ao outro, este código utiliza-se da pilha para a reordenação dos dígitos após as divisões sucessivas. Também escrito para usar variáveis globais, não tão adequadas ou elegantes como variáveis locais ou a pilha, visando facilitar a compreensão uma visão intuitiva do programa. Conforme os restos das divisões são obtidos, serão empilhados, sendo acrescidos do endereço inicial da string "digit", de modo que o valor empilhado aponta exatamente - é um endereço de memória, vulgo ponteiro - para o dígito que deve ser impresso. Conforme são desempilhados os valores, os dígitos vão sendo impressos. O último item a ser desempilhado é um ponteiro para o "new line" armazenado ao final do código. Este caractere identifica o final da escrita dos dígitos, feita através de um cmp (comparação). As diferenças entre a versão de 32 bits e a de 64 bits ficam visíveis no uso das interrupções, chamadas de interrupções e registradores. interrupção de escrita 32 bits = 4 interrupção de escrita 64 bits = 1 interrupção de encerramento 32 bits = 1 interrupção de encerramento 64 bits = 60 chamada de interrupção 32 bits = "int 0x80" chamada de interrupção 32 bits = "syscall" registradores usados no código com interrupções de 32 bits = eax. ebx, ecx, edx registradores usados no código com interrupções de 64 bits = rax. rdi, rsi, rdx No caso dos registradores, percebe-se que em 64 bits houve uma pequena mudança na analogia usual.
Por: Perfil removido
Compartilhe a conexão por Wi-Fi
Simples script para compartilhar (via NAT) a Internet através de uma rede ad hoc. É necessário uma conexão com a Internet e uma placa Wi-Fi. Para executá-lo (chmod +x shareconf.sh) é necessário logar como root (su -). Para que os outros dispositivos acessem a Internet é necessário configurar o IP, máscara e DNS neles de acordo com a configuração que você escolheu no script. Para ver o DNS que você utilizará nos outros dispositivos, digite: cat /etc/resolv.conf
Por: Perfil removido
Script para conexão de modem Bluetooth (DUN)
Simples script para utilizar o celular como modem Bluetooth (e com algum plano de dados, é claro). O script é uma versão que simplifiquei do script "conectar-vivozap" escrito por Carlos E. Morimoto (http://www.gdhpress.com.br/blog/script-vivo-zap/). Para utilizá-lo é necessário ter instalando o discador WvDial e executá-lo (chmod +x blue.sh) como root (su -). Após configurar pela primeira vez ele grava a configuração, basta executá-lo novamente que ele pergunta se deseja utilizá-la.
Por: Perfil removido
Escrita de um número em binário na tela em Assembly Puro para Linux x86 (GNU Assembly)
Este programa utiliza-se da pilha por causa da reordenação dos dígitos após a divisões. Do modo como foi escrito, trabalha com variáveis locais. Não são tão adequadas ou elegantes como algum tipo de variável local ou pilha, mas facilita a compreensão para se ter uma visão intuitiva do programa. Conforme os restos são obtidos, são empilhados e ao término são desempilhados conforme vai sendo feita a impressão de cada dígito. O último item a ser desempilhado é o endereço de um "new line", ponteiro para '\n' definido antecipadamente no código. A interrupção de escrita trabalha com endereços de memória do que se deseja que seja enviado para uma saída, no caso a tela. Este caractere identifica o final da escrita dos dígitos.
Por: Perfil removido
Sincronização entre Servidores de Impressão
Este script tem objetivo de sincronizar um servidor de impressão com sua contingência ou um servidor de homologação. Mais especificamente, ele copia arquivos de configuração do CUPS, Samba, dos drives e os próprios drives. Para quem quiser saber detalhes do que usei na elaboração do script, faço o comentário no meu blog ( http://pedromartelotta.wordpress.com/ ).
Por: Perfil removido
Atualizando o Passado: Linux no Lenovo G460 em 2025
aaPanel - Um Painel de Hospedagem Gratuito e Poderoso
O macete do Warsaw no Linux Mint e cia
Visualizar arquivos em formato markdown (ex.: README.md) pelo terminal
Dando - teoricamente - um gás no Gnome-Shell do Arch Linux
Como instalar o Google Cloud CLI no Ubuntu/Debian
Mantenha seu Sistema Leve e Rápido com a Limpeza do APT!
Procurando vídeos de YouTube pelo terminal e assistindo via mpv (2025)
Instalação de Ubuntu em SSD (interno) como se fosse um dispositivo ext... (1)
Mikrotik não abre o webmail-segur... da Locaweb (10)