Crivo de Eratóstenes Simples em PHP
Não é muito comentado, mas pode-se fazer scripts que rodem direto do terminal para tarefas corriqueiras em PHP. Igual a Perl, Python e Shellscript. Como o objetivo desta linguagem é ser uma página dinâmica de web (ou CGI, mais raro), essa observação passa por desapercebido. Para rodar um script em PHP igual aos outros script, necessita-se de três coisas: 1ª Permissões de execução: "chmod +x ..." 2ª Colocar She-Bang na primeira linha: "#!/usr/bin/php" 3ª Todo o código deve estar entre as tags "". O que estiver fora das tags será impresso na tela sem ser interpretado. ================================================================= Este script tabula números primos. A contagem está marcada para o intervalo de 1 até 10000000 (dez milhões). Um script em Perl de código muito similar tabulou aqui os ńúmeros do intervalo de um a um milhão em quase quatro segundos. Este script fez o mesmo teste de um a um milhão em pouco menos de três, isto é um segundo a menos. Mas o que me chamou a atenção foi que o mesmo teste para ńúmeros do intervalo de um a dez milhões levou em Perl 1min 17seg (um minuto e desessete segundos). Este script aqui em "PHP de terminal" fez a mesma tabulação no intervalo de um a dez milhões em 57seg (cinquenta e sete segundos). Essa diferença de 20 segundos é muito significante para não ser notada. Se fosse em hardware mais antigo, seria uma eternidade. PHP mais rápido que Perl para ser usado em terminal?? Ainda é pouco para comparação. Falta testar acessos a recursos de sistema e ver até onde vai o poder de fogo de ambas as linguagens para tarefas similares. Desde CGI, administração de sistemas e uso em aplicativos... Pra variar, não sei se ainda pode ser melhorado, nem onde pode falhar. Aguardo por bugs.
Por: Perfil removido
Array de números aleatórios não-repetidos de um intervalo em Pascal
Este programa feito em Pascal preenche um array (vetor) de números inteiros de um intervalo dado (de 1 até VALOR) com valores inteiros aleatórios deste intervalo. Não sei como está agora, mas Pascal era primeira linguagem de cursos técnicos e universitários ao se ensinar algoritmos no 1º ciclo. Tinha ganho vida nova através do Object Pascal presente no Delphi. Que ultimamente não tenho visto muita coisa por aí... Ele consegue ser compilado com gpc (GNU Pascal) e fpc (Free Pascal). Há uma pequena "gambiarra" no código: Pelo menos foi assim que consegui fazer funcionar em ambos os compiladores. $ gpc alea001.pas -o alea001 # para usar gpc ou $ fpc alea001.pas # para usar fpc Ambos os compilados são enormes se comparado com o compilado em C. A vantagem de se usar gpc é que dá pra usar o gdb (GNU Debugger). Basta colocar a opção "-ggdb" no comando de compilação do gpc. Há também um debugger próprio do Free Pascal, mas o gdb é mais popular. Não tenho a menor ideia se funciona em Turbo Pascal, nem garantia no Dev-Pascal :-)
Por: Perfil removido
Crivo de Eratóstenes Simples em Ruby
9 de 10 livros que vejo sobre Ruby tem o tal Rails no título. Este script estaria no décimo livro :-) - estaria porque não foi tirado de livro algum - já que ele não é de Rails. Tudo bem? Quando "executado em console" (sic) exibe números primos no intervalo de 1 a 10000. Segue a lógica do Crivo de Eratostenes. Mas é muito lento. Aumentando o valor para 100000 chega a demorar trinta segundos. Em Perl os mesmos de 1 a 100000 demoram cerca de três segundos. Em C ... deixa pra lá :-) A minha dúvida reside se há o que melhorar usando alguma coisa sintaxe de Ruby. No caso de Perl foi bem testado até chegarem aos menores consumos de tempo. Por exemplo, em Perl laços "while" são mais rápidos que laços "for" e "foreach". Essa diferença de tempo pode vir a ser por maturidade de projeto? Agradeço se alguém apontar onde estão os gargalos.
Por: Perfil removido
RWmp4FlvAVIXvid
Bom esse script serve pra você deixar dentro do diretório onde há todos os vídeos pra serem convertidos em massa. Obs: usando mencoder, então instale pra poder usar o script. Versão converte de mp4, flv para aviXvid, por enquanto.
Por: Perfil removido
Função para escrita de um número em notação binária através de recursão
Este programa traz um função recursiva que escreve na tela em base 2 (base binária) um número fornecido previamente. No programa ela é usada em teste para os números de 1 a 100. Ele adentra em si mesmo até encontrar o caso-limite, que é a chamada para zero. Depois ele retorna das chamadas escrevendo o que foi encontrado. Deste modo ele não imprime o número ao contrário. Há um tratamento de exceção no início através de uma variável estática interna à função usada como "flag". Ela sinaliza se o zero encontrado foi fornecida na primeira chamada ou se é um caso final onde o número foi inteiramente dividido. Se for um caso inicial, ele imprime este zero. Senão ele retorna das chamadas. Isso permite que nos outros casos não sejam escritos zeros no início dos números. Como sempre, aguardo por bugs.
Por: Perfil removido
Atualizando o Passado: Linux no Lenovo G460 em 2025
aaPanel - Um Painel de Hospedagem Gratuito e Poderoso
O macete do Warsaw no Linux Mint e cia
Visualizar arquivos em formato markdown (ex.: README.md) pelo terminal
Dando - teoricamente - um gás no Gnome-Shell do Arch Linux
Como instalar o Google Cloud CLI no Ubuntu/Debian
Mantenha seu Sistema Leve e Rápido com a Limpeza do APT!
Procurando vídeos de YouTube pelo terminal e assistindo via mpv (2025)
Instalação de Ubuntu em SSD (interno) como se fosse um dispositivo ext... (1)
Mikrotik não abre o webmail-segur... da Locaweb (10)