Teste de um micro
GNU/Linux controlando um computador com Windows XP.
Computador com Windows XP Profissional ou superiores, podem acessar computadores GNU/Linux normalmente que utilizam o xrdp, visualizando todo o desktop do mesmo.
O rdesktop também pode acessar desktop remoto nativo do Windows XP ou superiores, pois o mesmo é compatível com o RDS do Windows.
Quando o acesso for feito ao Windows XP, o usuário que tiver logado no sistema será deslogado neste instante, indo para a tela de logon do micro. E caso o usuário do XP for refazer o seu logon, a conexão remota cairá, devendo esperar que a conexão remota termine primeiro antes de refazer o seu logon.
A visualização do desktop do Windows XP é em tempo real, mesmo o usuário sendo deslogado do desktop e indo para a tela de logon, os programas que estavam abertos, continuarão abertos e serão visto remotamente na janela do rdesktop, sabendo assim, o que este usuário estava fazendo.
E após você fechar a conexão remota, se você não finalizou os programas que foram abertos remotamente, eles estão disponíveis assim que o usuário local refazer seu login.
Uma limitação do desktop remoto do XP é que o mesmo não suporta 24 bits, sendo apenas 16 bits.
O acesso ao micro com XP é executado em tela cheia, pois é o padrão do servidor RDS do Windows, mas deslocando o mouse sob a parte superior da tela, irá aparecer uma pequena barra de títulos no topo com os botões das janelas, podendo minimizar a mesma, ou desativar o auto-ocultar da barra de título da janela.
Ativando o serviço de desktop remoto no Windows
Somente versões do Windows XP Profissional ou superiores possuem o serviço. As versões Home, Starter ou Basic não trazem o servidor RDS.
Como ativar o RDS Windows XP: no Windows XP Profissional com SP3:
- Vá em: Menu Iniciar
- Clique com o botão direito do mouse em: "Meu Computador"
- Escolha: "Propriedades"
- E acesse a guia: "Remoto"
Também pode ser feito em "Meu Computador", escolha "Exibir informações do Sistema".
1. Na guia "Remoto", marque "Permitir que usuários se conectem remotamente a este computador",
2. Clique no botão "Selecionar usuários remotos", depois em "Adicionar",
3. Escreva o nome de algum usuário cadastrado no XP e OK para encerrar.
Pronto. O usuário selecionado deverá possuir uma senha no sistema, senão não será aceito.
Usando o cliente do Windows XP para conectar a um computador com o serviço RDS ativo: você pode usar o cliente RDP do Windows para conectar a qualquer outro computador Windows que estiver rodando o servidor RDS, ou computadores GNU/Linux com o xrdp.
- Menu Iniciar → Acessórios → Conexão de Área de Trabalho
- Ou digitando diretamente na caixa "Executar" o nome do programa: "mstsc"
Telas de um computador GNU/Linux acessando um computador Windows XP com RDS ativo:
Será apresentada a caixa de autenticação do Windows XP para o acesso ao RDS:
Nesta tela, o computador GNU/Linux está controlando remotamente o computador Windows XP que usa um tema no estilo Windows 7.
Um detalhe é quando o acesso é feito ao Windows XP, o usuário que estiver logado no sistema automaticamente será desconectado, indo para a tela de login quando o acesso remoto for aceito, independente se é ou não o usuário especificado do acesso, mas o desktop estará disponível para ser controlado remotamente assim mesmo. Caso o usuário do micro remoto faça o seu logon no Windows XP, o acesso remoto será desconectado.
Na tela abaixo, o acesso remoto foi feito especificando o usuário "nando", mas quem estava logado no sistema era o usuário "sonia", então, surge esta mensagem de logon, mas a mesma mensagem não irá surgir quando for especificando o usuário nando e o mesmo estiver logado no sistema, apesar de que ele será desconectado também quando a conexão remota for iniciada.
Computador XP controlando computador GNU/Linux
O cliente RDP do Windows XP, inicia sempre em Fullscreen e para exibir uma pequena barra de títulos que se oculta automaticamente no meio do topo da tela, é só deslocar o mouse para esta posição, podendo minimizar, restaurar a janela ou fechar a mesma.
Se você inseriu um pendrive no computador GNU/Linux e no cliente Windows para acessar o pendrive, você deverá se autenticar na caixa de janela que irá surgir, assim que você clicar no ponto de montagem pelo gerenciador de arquivos gráfico usando a senha de administrador do sistema GNU/Linux (valido somente para desktops
KDE, GNOME, Xfce 4 e
Unity que são integrados ao udev).
Ao colocar uma mídia de DVD no drive, também deverá fazer a autenticação. Já para imprimir um arquivo remotamente, não é necessário fazer a autenticação.
Nota: uma vez que alguém já tenha acessado o seu computador remotamente usando um cliente RDP, seja um computador GNU/Linux ou Windows, como o servidor Xvnc é executado no seu micro e sendo a conexão remota RDP encerrado, o servidor Xvnc continuará ativo, então, a partir de qualquer micro da rede, poderá ser conectar ao seu usando o cliente VNC Viewer para isto, e desde que digite a senha de acesso do VNC e que exista o arquivo "./vnc/passwd".
Diferente de uma conexão, somente com o servidor VNC, o número da instância do servidor Xvnc, comandado pelo xrdp não começa com 1 neste caso, e sim a partir do 10, sendo 11, 12... e assim sucessivamente, ara outros acessos realizados remotamente via RDP ao seu micro, pois cada acesso executa um novo processo do Xvnc.
Neste caso específico, o acesso pelo VNC Viewer será como padrão em Fullscreen e não precisa existir o arquivo "~/.vnc/xstartup" para exibir o desktop remotamente (somente para desktops integrados ao udev como KDE, GNOME, Xfce 4 e Unity).
Saída parcial do comando
ps xa | grep vnc ao ser executado o servidor Xvnc, devido ao acesso RDP:
22391 ? S 1:07 Xvnc :10 -geometry 1280x800 -depth 16 -rfbauth /home/nando/.vnc/sesman_nando_passwd -bs -ac -nolisten tcp
Neste exemplo de cima, o acesso ao computador GNU/Linux foi feito em um notebook com Windows XP que usa como padrão o Fullscreen, utilizando a mesma resolução de tela padrão configurada no sistema, já quando for o GNU/Linux acessando o padrão será sempre "800 x 600" a janela do rdesktop.