Agora depois de eu te dar a idéia de o que é algoritmo, vou falar como funciona o meu método, ele abrange as seguintes regras.
Regra 1: Um bom programador é um verdadeiro exigente
Por que exigente?
Pelo simples motivo de deixar o programa mais proveitoso, por exemplo, você pode deixar ele mais proveitoso quando estiver desenvolvendo o algoritmo vai testando um, se vai ter um ingrediente a mais ou a menos implementado tipo como se você fosse enfeitando o programa deixando ele mais correto ou até mesmo forte da maneira que os esforços vem transparecendo ao decorrer do implementação.
Regra 2: A calma e alegria faz faz da programação um parque de diversões
Se você é um programador iniciante ou até intermediário é sempre bom estar calmo, e como eles falam na culinária, como você tem que "cozinhar com amor", e acredite se quiser, se você faz receitas de bolo ou até de doces você se sente uma pessoa honrada quando a pessoa coloca colher na boca e abre aquele sorriso quando elogia a sua comida, ou melhor, o seu resultado.
Também muitas das vezes (na maioria para dizer a verdade) programação é comparada a culinária. Então mesmo que você não cozinhe pegue receitas de bolo ou até faça miojo brincando, depois que você sentir essa súbita alegria verá que analogia aqui apresentada é perfeitamente igual a programação de computadores. :)
Regra 3: A prática que leva à perfeição
Eu não estou querendo dizer que se você não pratica ficará inexperiente na programação. Mas o que ajuda mesmo a aprender bem é fazer bem, um bom exemplo disso é a regra 1 aqui postada, ou seja, se você for curioso será um expert naquilo.
Agora, se você gosta das coisas tipo acadêmicas também serão boas, mas o que vale mais do que teoria é a prática, então pratique.
Regra 4: Valor da sabedoria e o tamanho do interesse
Um bom exemplo disso são os conhecidos hackers, que por ignorância são confundidos com os crackers (hackers maus). Mas o que hacker tem a ver com isso?
Pelo simples motivo de serem "curiosos", a maioria deles são influenciados pelos filmes ou até mesmo pela arte e ciência que aquilo apresenta de uma caixa de vidro chamada de monitor. Exemplo, eu mesmo já perguntei como funcionava o Windows, incrível que naquela época eu pensava que o Windows era único sistema operacional existente na face da terra, um dia eu fiquei curioso e resolvi pesquisar mais sobre informática só por pura diversão e alegria, com a fusão desses elementos veio a aptidão tecnológica que era fraca na época, depois disso descobri que o Windows não era único SO da terra, mas também tinha Mac OS, Unix, FreeBSD entre outros, até eu chegar no famoso e saudoso
Linux.
Outro exemplo melhor é um evento que está acontecendo em São Paulo chamado "São Paulo Fashion GEEK" (para quem não sabe Geek é o supra-sumo dos hackers). Lá, além de todos aprenderem, eles trocam informações e outras coisas como as idéias e suas modificações. Então, se interessa pela programação como se fosse ou a torne um hobbie.
Espero que tenham gostado, estou aberto a críticas.
Também estou querendo desenvolver uma apostila de lógica de programação super fácil de aprender, interessados por favor mandem um email para jewanbb@linuxmail.org.
Obrigado.
Jean Landim