Aprendendo a melhorar os seus scripts

Qual é o processo de pensamentos que leva uma pessoa a criar um script para fazer tarefas longas e cansativas em tarefas simples e rápidas? Nesse artigo eu quero levar você para dentro do cérebro de um criador de scripts para que você possa pensar como um programador e criar os seus próprios scripts de uma forma eficaz e elevar o nível para avançado. Caso você seja um novato e tem medo do terminal, esse artigo pode mudar o seu ponto de vista e te dar coragem para criar seus próprios scripts.

[ Hits: 6.730 ]

Por: M4iir1c10 em 15/05/2020 | Blog: https://github.com/mauricioph


Tudo começa com o problema



Olá pessoal, finalmente vou publicar mais um artigo, eu não sei porque mas agora eu tenho tempo de sobra para escrever... mas vamos seguir em frente, dessa vez vamos falar sobre bash script.

Se você não sabe fazer script, continue lendo, eu vou tentar te ajudar. Eu espero que no final desse artigo sua curiosidade seja aguçada ao ponto de você criar coragem de criar seus próprios scripts. Se você tem uma noção de bash vai aprender muito ( assim espero ;) ).

Se você é mestre em bash, pode ser que vá me xingar no início, mas depois vai concordar comigo. Quem quer aprender a fazer scripts ou melhorar os seus scripts, lembre-se que tudo começa com um problema. Você tem que identificar um problema para resolver e pensar de forma lógica como resolvê-lo.

No início do seu script você não precisa saber todos os comandos que serão executados ou ter um mapa mental daquilo que quer fazer para alcançar o seu objetivo final. Seu foco deve ser, existe um problema e a solução é fazer isso... OK, chega de filosofar e vamos a um exemplo no mundo real.

Eu vou te dar um problema e antes de você ir para a próxima página, quero te fazer pensar um pouco. Eu tenho um servidor de mídia rodando o Emby, que é um servidor como o Plex, que busca a informação dos seus vídeos online e coloca em um visual mais apresentável, converte vídeos de acordo com o dispositivo, a tela dos clientes, seja um celular, uma TV, um monitor do seu computador etc.

Quando entro na página de gerenciamento do servidor aparece uma notificação de atualização se existir uma versão mais atual. Essa notificação não aparece em nenhum dispositivo ou quando eu entro na interface do servidor, só aparece quando eu entro na página de administração. A tarefa que eu tenho que manualmente executar é a seguinte:
  1. Baixar o servidor mais recente no formato deb para o meu servidor Debian
  2. Parar o servidor
  3. Instalar o pacote mais recente
  4. Reiniciar o servidor

Eu sei que muitas pessoas vão falar, instalar do repositório do Debian e fazer update pelo apt...

- Me deixem em paz, eu quero ensinar a resolver problema, para isso eu criei um problema. Bom, aceitam o desafio? Então antes de ir a próxima pagina, pense como você faria para ter a solução... e entendam a minha pergunta, não quero saber os comandos ainda e sim a ação.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Tudo começa com o problema
   2. Quebrando o processo em pequenas tarefas
   3. Primeiras linhas
   4. Procurar, procurar e procurar comandos
   5. Melhorando o script
Outros artigos deste autor

Servidor de Mídia com 128 MB de RAM

Rode o Blackbox no Windows XP

Máquina Enigma e encriptação em XOR

Colocando Windows, Linux e Mac Os X em um mesmo PC

Rode Linux no seu iPod

Leitura recomendada

Piano Gripe 3 - Caracteres de controle

Redundância de link de internet

Entendendo, criando e editando pacotes Debian (.deb)

Alta disponibilidade de links

O comando tput

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Mc.Eagle em 15/05/2020 - 10:57h

Uma excelente aula de script, eu já me aventurei a fazer alguns que uso diariamente, porém não tenho a "base", até comprei alguns livros sobre o assunto mas confesso que as "distrações" do dia a dia tem me distanciado do objetivo. Mas realmente está sendo uma aula esse artigo. Força e honra!

[2] Comentário enviado por maurixnovatrento em 15/05/2020 - 16:26h


Tá bom demais. Muito bom mesmo. Método muito bem estratégico.

___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.

[3] Comentário enviado por eduardo em 18/05/2020 - 13:46h

Artigo sensacional! Parabéns!
Ensinar o "caminho das pedras" não é negativo, mas necessário. É melhor aprender como se chegou à conclusão do que ter a resposta pronta :)

[4] Comentário enviado por maurixnovatrento em 28/05/2020 - 14:07h


[3] Comentário enviado por eduardo em 18/05/2020 - 13:46h

Artigo sensacional! Parabéns!
Ensinar o "caminho das pedras" não é negativo, mas necessário. É melhor aprender como se chegou à conclusão do que ter a resposta pronta :)


Isso é verdade! Já até estou usando esse estilo de programação. Faz diferença mesmo.



[5] Comentário enviado por amaurybsouza em 31/05/2020 - 14:41h

Ficou massa demais, método de explicação eficiente e bem didático! Top.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts