Barramentos, ou buses, são apenas uma via ou caminho de comunicação entre os dispositivos do seu computador, são vias feitas de cobre regularmente que transmitem sinais aos diversos dispositivos, cada sinal elétrico na verdade representa um bit que pode ser zero, quando não há sinal ou um, quando há um sinal sendo transmitido pela trilha ou caminho do barramento.
O barramento principal que existe no seu computador é formado entre a CPU e a memória principal ou memória RAM. É aqui aonde tudo ocorre, por isso a velocidade de acesso a sua memória é tão importante e não apenas a velocidade do seu processador. A comunicação dinâmica entre eles dois pode determinar significativamente a velocidade do seu computador como um todo.
A comunicação entre CPU e a memória RAM é muito veloz se comparada a velocidade de acesso entre CPU e disco rígido, a fragmentação do disco rígido, e como nem sempre desejamos armazenar tudo o que executamos no computador, são algumas das principais razões pelas quais sempre executamos programas na memória volátil RAM e não diretamente do disco rígido.
Se você usar o comando:
# ls -l /proc/bus/
Você poderá visualizar os barramentos disponíveis no seu computador e os dispositivos conectados ao mesmo.
# cat /proc/bus/pci/devices
# cat /proc/bus/usb/devices
Existem diversos tipos de barramentos no seu computador os mais importantes além do barramento principal são os PCI, USB, ISA, SCSI e IDE, que serão abordados em parte neste artigo, existem outros claro PCI Express, AGP, Firewire, mas abordar cada um deles seria um assunto demasiadamente extensivo e fora do escopo da intenção original deste artigo. Em cada barramento normalmente existe uma porta de comunicação com o meio externo ou Slot, que é aonde conectamos a nossa placa de expansão.
Uma placa de expansão é simplesmente uma placa que expande as capacidades de sua placa-mãe, por exemplo ao conectar uma placa de vídeo de aceleração 3D no barramento AGP eu expandi as capacidades de minha placa mãe através da placa de vídeo, aliás tudo o que está em volta do barramento principal de nosso computador pode ser considerado também um periférico, pois estão na periferia do barramento principal, logo o monitor, teclado, drivers de cdrom, disquete e inclusive as placas de expansão são periféricos existentes no nosso computador.
Para que a comunicação entre a CPU e um dispositivo disponível no seu computador seja possível pelo barramento é necessário a existência de algum chip controlador para gerenciar os dispositivos no barramento, para evitar por exemplo que dois dispositivos PCI tentem falar ao menos tempo com a CPU ou que a CPU envie dados a sua impressora enquanto ela está enviando dados de volta a CPU.
Este chip controlador, hoje em dia esse chip pode vir integrado as placas de expansão ou a placa mãe, mas antigamente e em alguns casos hoje em dia é necessário que compremos um equipamento controlador para gerenciar o barramento do nosso computador e controlar os dispositivos conectados a ele como por exemplo com dispositivos SCSI.